keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Prefeitura de Itajaí reforça ações de prevenção à dengue nos cemitérios

Atividades de orientação ocorrem antes e depois do Dia de Finados

Com a proximidade do Dia de Finados, a Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Controle da Dengue, reforça, nesta semana, as ações de prevenção à dengue nos cemitérios do município. O objetivo é orientar a população e evitar o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Na quarta-feira (01), a partir das 8h, agentes de endemias promovem uma ação educativa no Cemitério do Espinheiros. Serão instaladas placas de orientação e os profissionais vão entregar informativos aos moradores com dicas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue nos cemitérios. A ação tem apoio da Coordenadoria de Trânsito (Codetran), que confeccionou as placas e fará a instalação no local.

Durante o Dia de Finados, na quinta-feira (02), das 9h às 13h, os agentes de endemias estarão orientando a população que passar pelo Cemitério da Fazenda, distribuindo material informativo sobre a data. As atividades continuam na quarta-feira (08), quando a equipe retorna ao Cemitério da Fazenda para retirar recipientes que possam acumular água.

“Os cemitérios de Itajaí são visitados e monitorados a cada 15 dias. Os agentes de endemias fazem uma varredura à procura de focos do Aedes aegypti. Este ano, o Cemitério da Fazenda já apresentou focos positivos, por isso vamos reforçar o trabalho de orientação à população”, comenta o coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira.

Vieira esclarece que existe uma legislação que proíbe o uso de vasos que acumulem água parada, porém a lei não proíbe a venda desses materiais pelas floriculturas. “Pedimos à população que vai visitar seus entes queridos para que fique atenta e não deixe pratinhos ou embalagens plásticas que acumulem água. E também que substituam as flores naturais por artificiais, que não necessitam de água e tem uma maior durabilidade”, orienta.

A equipe de manutenção dos cemitérios já recebeu orientações do município sobre os cuidados que deve ter com os recipientes deixados. Outra preocupação foi com as caixas d’água disponibilizadas pelo Semasa para que a população possa fazer a limpeza dos túmulos. Neste ano, os materiais não poderão ficar nos cemitérios mais do que uma semana, evitando se tornar depósito para proliferação do Aedes aegypti.

Confira dicas para a limpeza e manutenção dos túmulos nos cemitérios:

– Ao lavar os túmulos, troque a água dos vasos por terra ou areia;
– Observe se há locais com acúmulo de água e elimine-os;
– Prefira flores artificiais ou plantadas em vasos com terra (sem prato para aparar água);
– Retire as embalagens plásticas que acompanham os vasos de flores;
– Jogue no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos;
– Coloque areia ou terra em locais do túmulo que possam acumular água;
– Retire os suportes que represam água nas capelas para queima de velas;
– Floreiras de concreto devem estar furadas, para permitir escoamento da água.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias