keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Prefeitura de Camboriú troca tubulação no Parque da Bica e nova análise vai indicar se água pode voltar a ser consumida 

Todo o sistema foi desinfetado e nova análise, que ficará pronta em 15 dias, vai verificar a potabilidade da água

pai de bebe morto dentro de carro e preso em itajai 1552073531 Visor Notícias

A Secretaria de Saneamento Básico (SESB) realizou nos últimos dias uma série de melhorias com o intuito de desinfetar e evitar novas contaminações na água do Parque da Bica, em Camboriú. De acordo com o secretário da pasta, Alexandre Silveira, a fonte da Bica foi lacrada e 20 metros de tubulação trocados. Além disso, um desinfetante químico para água potável foi aplicado em todo o sistema: da fonte até as torneiras. Nessa quarta-feira, dia 25, a Vigilância Sanitária irá coletar novas amostras para análise que indicará se, com as melhorias, a água estará própria para consumo humano.

“Verificamos que havia rachaduras na fonte que podiam permitir a entrada de água da chuva e raízes de plantas, que quando apodrecem podem liberar coliformes totais na água. Parte da tubulação também tinha rachaduras. Todo esse sistema foi consertado, lacrado e desinfetado”, explica Silveira.

Josiane Farias, diretora de Vigilância em Saúde de Camboriú, destaca a importância de a população não consumir a água do local até que se tenha certeza de sua qualidade para consumo humano. “Já tivemos casos de invasão do parque e reabertura do registro, o que é um problema muito sério. Até nova análise confirmar que não há contaminação, as pessoas devem proteger sua saúde e de sua família, não bebendo dessa água”, reforça.

As análises que indicaram a contaminação da água do Parque da Bica foram feitas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Estado de Santa Catarina. A interdição foi recomendada pela Vigilância Sanitária do Estado e os resultados da nova análise devem chegar em cerca de 15 dias. “Sabemos que a coleta da água da Bica faz parte da cultura dos moradores de Camboriú. Mas essa interdição é uma questão de saúde pública. Reforçamos que em nenhum momento será cobrado pela água da Bica e, assim que tivermos uma análise do laboratório que indique que ela está potável, as torneiras serão reabertas para a população”, completa Josiane.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias