keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Prefeitura de Camboriú recolhe quatro toneladas de lixo em residência

Três caminhões caçamba cheios de lixo, uma caçamba de entulho e um caminhão baú lotado de materiais recicláveis. Esse foi o resultado da limpeza realizada nessa quarta-feira, dia 20, em uma residência de Camboriú pela equipe de servidores da Sala de Situação. A estimativa é de que cerca de quatro toneladas de resíduos tenham sido retiradas do local. O terreno era denunciado por vizinhos há aproximadamente oito anos. Para realizar o trabalho, foi preciso uma autorização do proprietário do imóvel. Além disso, a equipe contou com o apoio de servidores da Defesa Civil, da Vigilância Sanitária, de uma psicóloga e da Secretaria de Obras, que emprestou os equipamentos e maquinário necessários.

O local foi avaliado como insalubre tanto para a família, que reside com três crianças no local, quanto para a população em geral, já que servia de foco para proliferação de ratos, baratas e outros insetos. O coordenador do Programa de Combate a Endemias, Maurício Costa, revela que essa foi a primeira grande ação da Sala de Situações em uma propriedade particular de Camboriú. “Já tínhamos identificado um foco positivo do mosquito Aedes aegypti no local e recebido denúncias da população. Assim que o morador autorizou a limpeza, articulamos uma grande equipe para dar conta de recolher tudo em apenas um dia de trabalho”, conta.

Ao todo, 15 servidores municipais participaram da ação: 10 agentes de combate a endemias, dois servidores da Defesa Civil, dois da Vigilância Sanitária e uma psicóloga, que fará um acompanhamento com a família que reside no local para que o acúmulo não volte a acontecer. A equipe contou com botas, luvas, máscaras e bonés para se proteger durante a limpeza. Também foi necessário o uso de retroescavadeira, caminhão baú, caminhão caçamba e uma caçamba de entulho.

Sala de Situação ativa 
A Sala de Situação é uma integração de diferentes secretarias municipais e setores da Secretaria de Saúde – como as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica – formada com o intuito de planejar e executar ações efetivas no combate à Dengue, Zica e Chikungunya. “Ter uma Sala de Situação ativa no município foi fundamental para conseguirmos solucionar esse problema, que impacta toda a cidade e, principalmente, a saúde da família que reside no local”, completa Fábio Murilo de Souza, supervisor de campo do Programa de Combate à Dengue.

Cidades

Secretaria da Saúde e entidades debatem situação do setor de eventos em SC

Reivindicação do segmento é que o Estado avalie uma retomada

Cidades

SC é o primeiro estado brasileiro a integrar aliança global de Governo Aberto

Brasil, apenas a União e o município de São Paulo já faziam parte da OGP

Cidades

Plano de Contingência da Educação de SC é destaque entre os estados brasileiros

Retorno às aulas vai depender da matriz risco de cada região

Cidades

Fort Atacadista tem mais de 80 vagas em Porto Belo e promove Feirão do Emprego

Seletivas vão acontecer na quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de outubro no Fort de Porto Belo

Cidades

Balneário Camboriú contará com Núcleo territorial de Empresários da Vila Real, Iate Clube e Municípios

Com 12 empresas confirmadas, o núcleo será coordenado pelo empresário Joanilo de Souza Filho

Mais notícias