keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Prefeito tem autonomia para manter os comércios abertos durante a pandemia

O juiz Rogério Carlos Demarchi, da 1ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Chapecó, prolatou decisão, no final da tarde de terça-feira (19), em que nega pedido de liminar para que o município de Chapecó e o Estado de Santa Catarina executem recomendações da Secretaria de Estado da Saúde publicadas no último dia 8 de maio. Entre as medidas está o fechamento do comércio não essencial por 14 dias, bem como de serviços públicos municipais e estaduais não essenciais.

Em sua decisão, Demarchi considerou que tanto o Estado como o Município já empregam esforços para conter a epidemia e tratar os pacientes, o que se percebe pela divulgação diária dos casos na internet e monitoramento pelas autoridades competentes. Para embasar sua decisão, o juiz ressaltou ainda as diversas medidas aplicadas no comércio local, como restrições de acessos, uso de máscaras, uso de álcool 70º, distanciamentos e medição de temperatura entre outros.

“É justamente a atividade econômica que garante a proteção da vida e saúde da população pelo setor público, já que a maioria da população é dependente dos serviços públicos há muitos anos, como é cediço. A conjugação desses valores – economia e saúde – é tarefa árdua, mas de competência dos administradores públicos, que não estão alheios às consequências na saúde da população, e não do Poder Judiciário para atender a pretensão de quem não concorda com tais políticas”, destacou o magistrado.

A liminar foi um pedido do Diretório Central dos Estudantes da Unochapecó, Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó, Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina e Grupo de Apoio à Prevenção à Aids e Defesa dos Direitos Humanos e Sociais (Gapa). A ação civil pública foi protocolada na Justiça Federal no último dia 12. Nesta segunda-feira (18), o processo foi encaminhado para a Justiça Estadual e ficou sob responsabilidade da 1ª Vara da Fazenda Pública de Chapecó.

Cidades

Secretaria da Saúde e entidades debatem situação do setor de eventos em SC

Reivindicação do segmento é que o Estado avalie uma retomada

Cidades

SC é o primeiro estado brasileiro a integrar aliança global de Governo Aberto

Brasil, apenas a União e o município de São Paulo já faziam parte da OGP

Cidades

Plano de Contingência da Educação de SC é destaque entre os estados brasileiros

Retorno às aulas vai depender da matriz risco de cada região

Cidades

Fort Atacadista tem mais de 80 vagas em Porto Belo e promove Feirão do Emprego

Seletivas vão acontecer na quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de outubro no Fort de Porto Belo

Cidades

Balneário Camboriú contará com Núcleo territorial de Empresários da Vila Real, Iate Clube e Municípios

Com 12 empresas confirmadas, o núcleo será coordenado pelo empresário Joanilo de Souza Filho

Mais notícias