keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Prefeito de Camboriú recebe Ministra Econômica da China

Xia Xiaoling esteve no município nesta sexta-feira. Reunião buscava discutir parcerias para exportação e laços de cidade-irmã

A Ministra Conselheira Econômica Comercial da China, Xia Xiaoling, visitou Camboriú na tarde desta sexta-feira, dia 24. Ela se reuniu com o prefeito Elcio Rogério Kuhnen para discutir uma possível parceria. O contato com o município foi feito por meio do curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Esta é a 1° vez que a Ministra, responsável pela área comercial da China no país, visitou Santa Catarina. Segundo Xia, há o interesse de eleger Camboriú como uma cidade-irmã – assim como Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis.

“A cidade é pequena, em comparação as outras da região. No entanto, há um ditado popular chinês que diz que um pássaro pequeno tem todos os órgãos. Camboriú pode funcionar como uma cidade grande. O papel que o prefeito desempenha aqui é igual aos dos outros. Observei que a cidade é de interior. Por conta disso, o Município depende das próprias forças. Ao mesmo tempo, isso é uma sorte. A Univali priorizou Camboriú. Podemos fazer o melhor desenho num papel em branco e a cidade tem potencial para isso”, compartilhou a Ministra.

Dados divulgados por Xia Xiaoling apontam que a troca comercial entre o Brasil e a China já chegou a US$ 87,5 milhões – a meta é US$ 100 milhões. “Precisamos nos esforçar para o melhor potencial de cooperação. Muitas empresas nacionais de cidades grandes fazem exportação, mas cidade pequena não é assim”.

Antes da reunião, a Ministra esteve na Univali e acordou a implantação de um programa de exportação para pequenas e médias empresas. “Contamos com a participação de Camboriú. A China tem mercado de consumidores vasto: quase 1.3 bilhão. Estamos procurando produtos e gostaríamos de conhecer o potencial da cidade”, destaca Xia.

O prefeito Elcio apresentou dados sobre a cidade – área, população, orçamento, entre outros – e divulgou o turismo rural e a força da rizicultura. “Estamos felizes em receber uma autoridade tão notável. Somos formadores de mão de obra. O que mais temos são condições para empresas se instalarem e iniciarem os trabalhos. Camboriú tem área física para desenvolvimento, respaldada pela lei de concessão para incentivo à indústria. Essa parceria será vital para o crescimento da cidade”, analisa.

Xia Xiaoling prometeu voltar ao município em outro momento. “O ecoturismo está na moda na China”, finalizou.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Itapema realiza audiência para apresentação da LDO 2023

A reunião aconteceu nesta segunda-feira (15/08) auditório da Prefeitura de Itapema

Cidades

Vereador Xepa pede brinquedos para crianças com deficiências nos parques de Itapema

O vereador se une à uma luta de muitas mães de filhos e filhas especiais

Cidades

Balneário Camboriú conquista a maior separação de recicláveis em sua história

Em julho de 2017, a população de Balneário Camboriú separou para reciclagem 3,4% do total de resíduos, percentual que agora chega a 8,9%

Cidades

Rede de esgoto do Estaleiro e Estaleirinho chega aos 65%

As obras de implantação da rede coletora no Estaleiro e Estaleirinho - únicos bairros que ainda não possuem saneamento, em Balneário Camboriú - iniciaram no fim do mês de outubro de 2021

Cidades

Canteiros de Itajaí vão receber mais de 100 mil mudas de flores

Os trabalhos seguem por todo o município com o objetivo de embelezar os espaços públicos

Mais notícias

Geral

Vidente diz que BC será destruída por catástrofe e divulga números que serão sorteados na Mega-Sena

A "vidente das estrelas" publicou as previsões em seu Instagram nesta terça-feira (16)

Geral

Vídeo: Veja como será o túnel para travessia entre Itajaí e Navegantes, em Santa Catarina

A travessia entre as cidades de Itajaí e Navegantes, em Santa Catarina, deve ganhar um túnel submerso, agilizando a travessia do rio Itajaí-açu, que hoje depende um sistema de balsas (ferry boat). A associação dos […]