keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Praias Agrestes e nove pontos da Praia Central de BC estão próprios para o banho

O resultado dos últimos relatórios de balneabilidade divulgados pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) – referente as coletas dos dias 26, 28 e 31 de janeiro – tiveram 13, dos 15 pontos analisados, […]

O resultado dos últimos relatórios de balneabilidade divulgados pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) – referente as coletas dos dias 26, 28 e 31 de janeiro – tiveram 13, dos 15 pontos analisados, próprios para o banho. Os pontos que aparecem impróprios são o Pontal Norte e a Lagoa de Taquaras.

Para que o Pontal Norte volte a ficar próprio, as próximas três amostras coletadas, sendo dos dias 02, 04 e 07 de fevereiro, precisam apresentar resultado menor de 800 Escherichia coli por 100 mililitros. Já a Lagoa de Taquaras passa por várias análises e estudos para definição de ações para torná-la própria.

Os relatórios estão disponíveis no site da Emasa: https://www.emasa.com.br/emasa/laboratorios/balneabilidade-praias–boletim-semanal. Os 15 pontos analisados pelo laboratório LABB Análises Ambientais, credenciado no Instituto do Meio Ambiente (IMA) e acreditado no INMETRO são: praias de Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras e Lagoa de Taquaras, Laranjeiras, e Praia Central em frente à Rua 4009 – Pontal Sul, em frente as ruas 4000, 3500, 3000, 2500, 2000, 1400, 51 e 1001, e Pontal Norte.

Durante a temporada (27/12/2021 até março/2022), o acompanhamento da balneabilidade das praias feito pelo Município, acontece três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, podendo alterar o dia em casos de fortes chuvas. “Aumentamos a frequência das coletas durante a temporada e não coletamos após fortes chuvas, pois, interfere no resultado e nem é recomendado entrar no mar nessas condições. Assim, temos um resultado que retrata melhor a realidade das condições da água, garantindo um banho de mar seguro aos moradores e turistas”, menciona o diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Quando um ponto é considerado próprio ou impróprio?

Próprio: Quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas, no mesmo local houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Impróprio: Quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Nova Unidade Básica de Saúde é inaugurada em Itajaí

Com 230m² de área, o local atenderá cerca de 2 mil moradores do bairro

Cidades

Porto Belo terá festival gospel com shows nacionais

A proposta em 2022 será diferente dos anos anteriores, dando a oportunidade de os fiéis participarem de dois shows nacionais

Cidades

Balneário Camboriú é a número 1 do Brasil em padrão de vida e sustentabilidade

Ranking avaliou mais de 5 mil cidades brasileiras nos mais diversos setores, como qualidade de vida, tecnologia, inovação, saúde e educação

Cidades

IBGE inicia Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios em Piçarras

Pesquisa verifica infraestrutura do município para realização do censo demográfico em agosto

Cidades

Mais de 900 alunos da rede municipal de BC visitaram a roda gigante

Objetivo é ensinar aos estudantes a importância da preservação ambiental para o setor turístico de Balneário Camboriú

Mais notícias

Segurança

Vizinhos escutam gritos de socorro e descobrem que homem foi morto com 29 facadas

A vítima levou 29 facadas no corpo, a maioria na região do abdômen

Segurança

Policial mata a irmã a tiros e é presa pelo marido, que também é PM

Rhaillayne Oliveira de Mello, 23 anos, foi presa pelo próprio marido, que também é PM