keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Praia de Cabeçudas será contemplada com ciclofaixa em toda a sua extensão

Será possível percorrer de bicicleta todos os 4,6 quilômetros do Caminho de Cabeçudas em segurança

A malha cicloviária de Itajaí crescerá em quase um quilômetro com a extensão da ciclovia do Caminho de Cabeçudas até a orla da praia. As obras para a implantação da ciclofaixa na rua Juvêncio Tavares D’Amaral, na praia de Cabeçudas, iniciarão nos próximos dias. A ordem de serviço foi assinada nesta segunda-feira (09). Localizada em umas das áreas mais belas e turísticas áreas de Itajaí, as modificações permitirão passeios de bicicleta e práticas esportivas na beira-mar.

Além de instalar 12 rampas para travessias elevadas, o projeto também ajustará os canteiros para receber a ciclofaixa de 2,5 metros de largura. A faixa para ciclistas será implantada em todos os 700 metros da orla, até chegar na rua Benjamin Constant. As obras modificarão o cenário da praia ao promover um modelo de mobilidade sustentável, sem provocar qualquer interferência na arborização – diferencial nas calçadas de Cabeçudas.

“Essa proposta atende um pedido nosso e vai trazer muito mais segurança para nossas crianças, para os idosos e as pessoas que utilizam o espaço da orla”, destaca Rodrigo Venâncio da Associação de Moradores de Cabeçudas. Ao valorizar o transporte alternativo com segurança, o estacionamento de veículos será permitido nas vias paralelas e transversais à beira-mar.

A nova ciclofaixa se integrará aos 3,7 quilômetros de ciclovias já existentes, desde a avenida Ministro Victor Konder (Beira-Rio) e o caminho de Cabeçudas. Há ainda mais 200 metros de novas ciclovias previstas no Caminho de Xinxiang, cujas obras devem ser concluídas em junho de 2020. Com as ampliações, essa região turística contará com 4,6 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.

“Nós conseguimos adequar um projeto de acordo com o pedido da comunidade. Vamos mudar a paisagem e promover novas formas de deslocamento”, avalia o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.

A próxima etapa das ciclovias na região das praias é interligar Cabeçudas e Praia Brava. O projeto está em execução e promete revolucionar a mobilidade em Itajaí.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica

Cidades

Ciclone: Itapema suspende aulas, atendimento em Posto de Saúde, Mirante e Sine

Até o momento algumas ruas registram alagamentos, queda de barreiras e árvores

Cidades

Alunos da APAE de Balneário Camboriú recebem oficinas de artes visuais

As atividades de formação contribuem para o desenvolvimento dos alunos artistas que vão produzir as ilustrações da segunda edição do livro Histórias Especiais

Cidades

Itajaí inicia obras de R$17 milhões que deve pavimentar 40 ruas da cidade

A grande operação vai contemplar com melhorias ruas de diversos bairros da cidade

Cidades

Observadores de aves se reuniram em Itapema neste final de semana

Os observadores participaram de saídas de campo para a prática no Sertão do Trombudo e Praia Grossa no sábado (06/08) e aves marinhas no domingo (07/08)

Mais notícias

Geral

Primeiro clube flutuante de SC naufraga na Ilha das Cabras em Balneário Camboriú

Não havia ninguém no local quando a estrutura se desprendeu. A estrutura ficava atracada na margem direita do Rio Camboriú

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica