keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Porto de Itajaí registra crescimento de 194% em toneladas nos últimos quatro anos

Os produtos mecânicos e eletrônicos, os produtos químicos e os têxteis diversos foram os principais itens importados.

Screenshot 1 Visor Notícias

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes encerrou 2020 com recorde histórico na movimentação e registra aumento de 15% em TEUs (Unidade de Medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e crescimento de 14% na tonelagem. De janeiro a dezembro foram movimentados 1.419.082 TEUs e 15.655.812 toneladas, contra 1.230.467 TEUs e 13.724.748 toneladas do mesmo período do anterior.

Heder Cassiano Moritz, Diretor Geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí, destaca que apesar das dificuldades, o seguimento de cargas conteinerizadas cresceu:

“Essa foi a maior movimentação realizada no complexo portuário em termos de TEUs, superando a movimentação de 1.230.467 TEUs em 2019 que tinha sido, até então, a maior movimentação registrada em um ano”.

O Superintendente do Porto de Itajaí Fábio da Veiga, reforça a importância dessa movimentação:

A exportação foi responsável por 61% do sentido das cargas. O frango, as carnes – com destaque para a carne suína e madeiras e derivados foram os principais produtos exportados em 2020.

Os produtos mecânicos e eletrônicos, os produtos químicos e os têxteis diversos foram os principais itens importados. A importação respondeu por 39% do sentido das cargas que passaram pelo complexo.

Heder enfatiza que as obras realizadas na melhoria do acesso e do canal aquaviário e a nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, foram fundamentais para alcançar esses índices. Ele ressalta que a nova infraestrutura também mudou o perfil dos navios que chegam à Itajaí e Navegantes:

“A condição que temos hoje, de receber navios de 350 metros de comprimento por 48 metros de boca e também as condições de profundidade, faz com que possamos operar menos navios com mais carga. Então por isso muitas vezes temos um crescimento expressivo nas cargas e o número de atracações não acompanha”.

Observando apenas a movimentação de dezembro de 2020, no comparativo ao mesmo período do ano anterior, o complexo registrou crescimento de 21% na movimentação de TEUs e 20% na tonelagem. Em 2019 foram movimentados 114.571 TEUs e 1.282.324 toneladas, que subiu para 139.061 TEUs e 1.538.318 toneladas em 2020.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Itapema comemora 62 anos como uma das principais economias do estado

Além do crescimento econômico, a cidade se destacou pelos avanços na infraestrutura, saúde, mobilidade urbana, segurança e educação

Economia

Porto de Santa Catarina lidera produtividade nacional

Resultado recorde do terminal foi alcançado em meio às obras de ampliação

Economia

Sicredi está entre as cinco melhores instituições financeiras do Brasil no ranking da Forbes 

O Sicredi se destacou, principalmente, pelo seu compromisso com o atendimento personalizado e soluções digitais inovadoras

Economia

Relatório aponta que mudanças climáticas podem intensificar a pobreza no mundo

Recordes de ondas de calor, inundações severas e incêndios florestais intensos, exacerbados pelo aquecimento global, podem custar caro

Economia

Aprovada isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

Governo estima que a medida, já em vigor em razão de uma MP, beneficie 15,8 milhões de pessoas

Mais notícias

Segurança

Mistério e suspeitas de canibalismo; Fotos das holandesas desaparecidas há 10 anos voltam à tona

Pedaços de ossos foram encontrados às margens de um riacho na região em que as amigas desapareceram; Um tênis que ainda estava com o pé de Lisianne dentro também foi encontrado

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina