keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Porto de Itajaí recebe primeiro navio da linha Ásia após retorno do serviço

Com o retorno da rota aisática, a expectativa é de que os volumes movimentados no porto aumentem 20%

Com 300 metros de comprimento e 49 metros de largura, o navio liberiano San Vicente é o primeiro da linha Ásia a atracar no Porto de Itajaí após a recuperação do serviço. A embarcação da Hamburd Süd chegou neste sábado (9) ao berço dois do porto, arrendado pela APM Terminals. A expectativa é de que sejam movimentados cerca de 700 contêineres (TEUs).

“A volta de linha Ásia é extremamente importante neste processo de retomada do crescimento do Porto de Itajaí. Serão 13 navios entrando e saindo de nosso terminal, mais contêineres, mais produtos e mais recursos para a nossa cidade”, comemora o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

A linha estará em atividade portuária na margem direita do porto público através de 13 navios porta-contêineres dos armadores Hapag Lloyd, NYK, Hamburg Süd, ZIM, UASC e HMM. Atualmente sua conexão de rota engloba semanalmente a Costa Leste da América do Sul aos mercados da Malásia, Singapura, China e Coréia do Sul.

Com o retorno da rota aisática, a expectativa é de que os volumes movimentados no porto aumentem 20% e, a partir de abril de 2018 com a conclusão da Bacia de Evolução, possam alcançar até 40% de crescimento comparado à movimentação mensal atual. Isso porque, por enquanto, as escalas vão ser quinzenais, já que seis dos 13 navios operados pela linha têm mais de 306 metros de comprimento e ainda não podem ser manobrados no Complexo Portuário do Itajaí. Assim que a primeira fase da Bacia de Evolução for concluída, podendo receber navios de até 336 metros, o roteiro de atracações deverá ser semanal. A partir disso, mais 4 mil contêineres devem ser movimentados mensalmente pelo terminal.

“Primeiro tivemos que nos esforçar diariamente quanto aos serviços de dragagem, em buscar a profundidade de calado necessária para dar segurança ao complexo quanto à atividade de movimentação dos navios, e, neste caminho, estamos dando continuidade às obras da Bacia de Evolução. E agora receber novamente a linha da Ásia, que já não operava no porto público por dois anos, nos deixa honrados e agradecidos pelo empenho e esforço da APM Terminals Itajaí em resgatar esse serviço”, afirma o superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles.

O anúncio de retorno do serviço de linhas da Ásia foi divulgado no início de julho. Diversos fatores foram fundamentais para a volta dos grandes navios que compreendem a rota Ásia-Itajaí, como: mercado competitivo, eficiência na operação de cais, nível de satisfação por parte dos clientes exportadores e importadores, soluções logísticas com valor agregado para armadores e demais usuários, entre outros.

“A chegada deste navio é muito simbólica para Itajaí. Comprova mais uma vez a competência da nossa operação, amplia oportunidades de negócio para a cidade e impulsiona as atividades de comércio exterior das indústrias da região”, destaca o diretor superintendente da APM Terminals no Brasil, Ricardo Arten.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano