keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Porto de Itajaí recebe prêmio ANTAQ 2017

Concorrendo com 35 portos públicos, Porto de Itajaí conquistou o segundo lugar na premiação de índice de Desempenho Ambiental.

 

Aconteceu na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, a cerimônia de entrega do Prêmio ANTAQ 2017. O Porto de Paranaguá (PR) ficou com o primeiro lugar na categoria Desempenho Ambiental, na modalidade Maior IDA (Índice de Desempenho Ambiental). Em segundo lugar, a conquista foi para o Porto de Itajaí e a terceira posição ficou com o Porto de São Sebastião (SP).

Esta premiação é realizada todos os anos e conta com as categorias de Maior Índice de Desempenho Ambiental, Qualidade de Atendimento ao Usuário, Iniciativas Inovadoras, Artigo Técnico e Científico. As avaliações são levantadas através de questionários voltados as áreas de Saúde Pública, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

Para o diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski,“O prêmio é fundamental como reconhecimento de trabalhos de excelência realizados nos setores portuário e de navegação. A questão da sustentabilidade é primordial para a Agência. Esse prêmio valoriza aqueles e aquelas que contribuem para uma logística eficiente e, acima de tudo, que vai ao encontro do meio ambiente”.

A ANTAQ volta a destacar a relevância, por meio do IDA, da qualidade da gestão ambiental dos portos organizados, reconhecendo o trabalho daqueles que buscam atuar na melhoria constante de uma matéria tão fundamental para a sociedade brasileira. Para a análise e julgamento dos trabalhos inscritos nas categorias Artigo Técnico e Científico (46 trabalhos) e Iniciativas Inovadoras (44 trabalhos), a Agência contou com a colaboração de renomadas autoridades do setor público e privado, conferindo qualidade e credibilidade ao certame.

Para o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ANTAQ, Marcos Maia Porto, a premiação se reveste de grande importância para o setor aquaviário, “Pois dá o devido destaque para os seus aspectos positivos, como os resultados exitosos da gestão ambiental nas suas atividades, em conformidade com a legislação vigente. Além disso, impulsiona o setor com os artigos técnicos e científicos, onde são analisadas as questões mais prementes da atividade e seus desafios, finalizando com a produção de projetos e iniciativas inovadoras”.

“São 35 portos públicos situados num universo considerável e amplamente concorrido. Pelo fato de estarmos à frente de outros portos nacionais e ocuparmos esta segunda colocação, nos conforta e nos preenche de orgulho. Atualmente o setor operacional portuário enfrenta períodos de conturbações econômicas, e é muito importante que o trabalho que está sendo realizado por toda esta equipe, possa manter determinadas atividades com o zelo e cuidados gerais com o meio ambiente”, destacou o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles.

Anualmente o Porto de Itajaí através de sua Gerência do Meio Ambiente se destaca nas premiações. São diversos programas de cunho ambiental e social que a Superintendência realiza, “Temos os programas de monitoramento de água, resíduos, tratamento de efluentes, e principalmente aqueles executados por boas práticas envolvendo a sociedade num todo, como por exemplo o Projeto Juntos Pelo Rio e os programas com Escolas e Universidades que visitam o Complexo Portuário”, lembrou Médelin Pitrez dos Santos, Gerente de Meio Ambiente do Porto de Itajaí.

Prêmio Antaq 2017 de Sustentabilidade Aquaviária – Índice de Desempenho Ambiental 2017:

1º lugar – Porto de Paranaguá (PR);

2º lugar – Porto de Itajaí (SC);

3º lugar – Porto de São Sebastião (SP).

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Inusitado

Primeiro caso de reextradição entre Brasil e Argentina é registrado em Florianópolis

Após ser mandado pra Argentina em 2023, o ucraniano voltou pra SC onde tem um filho

Segurança

Polícia Civil investiga ‘Rachadinha’ em Joinville

A Câmara de Vereadores foi um dos alvos principais; a operação contou com aproximadamente 80 policiais civis