keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Porto de Itajaí recebe a maior embarcação da Marinha do Brasil e da América Latina

Embarcação da Marinha do Brasil tem 208,12 metros de comprimento e 30,4 metros de largura

Capturar 17 Visor Notícias

O berço 4 do Porto de Itajaí recebeu na manhã dessa quinta-feira (21) o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico A 140”. A embarcação da Marinha do Brasil tem 208,12 metros de comprimento e 30,4 metros de largura e é o maior navio a serviço das forças armadas na América Latina.

Vindo do Rio De Janeiro, ele chega à Itajaí com 974 tripulantes, sendo 250 aspirantes a Oficiais e ficará na cidade até sábado (23). A tripulação irá cumprir uma série de exercícios como: operações com aeronaves, transferência de óleo combustível e água no mar e manobras táticas entre navios.

As atividades fazem parte da formação dos aspirantes da Escola Naval, o Aspirantex. A Fragata “União”, que está atracada no píer da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, também chegou na cidade nessa quinta-feira e participará dos treinamentos.

“Essa comissão tem a fase no mar e também tem a fase de porto, que é importante para que eles saibam como o navio opera no mar e também conhecer as cidades, a Zona portuária e as belezas de Itajaí”, ressalta o Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, Capitão de Fragata Eduardo Rodrigues de Paula, que espera que a passagem pela cidade possa contribuir para que os aspirantes façam uma boa escolha de corpo.

A ampla escolha de corpo, aliás, é um marco histórico para as futuras oficiais da Marinha, que participam do Aspirantex 2021 e estão a bordo do navio “Atlântico A 140”. Pela primeira vez as aspirantes da Escola Naval poderão escolher os Corpos dos Fuzileiros Navais e da Armada. Até então elas eram direcionadas diretamente ao Corpo de Intendentes.

 “Temos cerca de 250 aspirantes a bordo e é um motivo de orgulho para a cidade receber o Aspirantex, que é uma comissão muito tradicional na Marinha do Brasil, para conhecerem a cidade e se familiarizarem a bordo”, destaca o Capitão dos Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra Caio Vinicius Cesar Feitosa.

Respeitando as regras para prevenção a Covid-19, após atracação a Capitania dos Portos de Itajaí e Santa Catarina realizou uma breve cerimônia de recepção, com a apresentação da banda Oficial da Marinha, uma visita as instalações da embarcação e um almoço a bordo.

Participaram da cerimônia o Capitão dos Portos de Santa Catarina Capitão de Mar e Guerra Caio Vinicius Cesar Feitosa, o Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí Capitão de Fragata Eduardo Rodrigues de Paula, o Comandante do Atlântico, Mozart Junqueira Ribeiro, a Vice-Governadora Do Estado de Santa Catarina Daniela Cristina Reinehr, o Prefeito de Itajaí Volnei Morastoni e o Superintendente do Porto de Itajaí Fábio da Veiga.

“Nos honra muito receber esses navios e demonstra o quão importante é o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes para o Brasil, demonstra que a Marinha tem segurança nas nossas instalações por colocar tão esse equipamento atracado e demonstra que a cada vez mais o município de Itajaí estará ligado as atividades náuticas e atividades de Marinha”, enfatiza Fábio da Veiga.

Ele também lembra que para esse ano a Prefeitura de Itajaí, em parceria com a Marinha do Brasil, a Superintendência do Porto de Itajaí e o Instituo Soto, prepara a inauguração do Museu dos Portos e Museu da Marinha.

Para Volnei Morastoni, Itajaí é uma cidade amiga da Marinha pois relaciona com muito êxito uma parceria de longa data entre Autoridade Portuária e Autoridade Marítima:

“Pela vocação da nossa cidade, pelo rio e pelo mar, aqui está a nossa identidade, aqui está a nossa vocação e aqui está a nossa ligação histórica e cultural com a Marinha Brasileira. O Porto tem na Marinha uma referência e a Autoridade Portuária municipal tem essa relação antiga que vamos fortifica-la ainda mais, principalmente com esse grande projeto que é a construção das fragatas, que irá tornar nossa cidade uma referência na construção naval militar”, encerra Volnei. Cumprindo os protocolos de prevenção a Covid-19 não haverá visita pública as embarcações.

cada Visor Notícias

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Homem invade campo de futebol e ameaça crianças com pedaço de pau

Testemunhas, incluindo um pai descreveram a cena como perturbadora

Geral

Cooperativa escolar de Itapema CoopReis elege nova diretoria

Cooperativa, que surgiu em 2018, desenvolve trabalhos com propósitos de incentivar a cultura cooperativista no ambiente escolar

Geral

Drones são utilizados para itensificar combate à dengue em Porto Belo

Objetivo é assegurar que todas as medidas preventivas sejam tomadas para proteger a saúde pública, evitando a proliferação da dengue

Geral

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h da Vokkan

Estimativa é que o novo Pronto Atendimento 24h realize em média 9 mil atendimentos por mês

Geral

Mutirão que oferece descontos em dívidas acaba nesta quinta-feira em SC

Os descontos para quitar débitos pendentes podem alcançar 96%

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão