keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Porto Belo convida famílias a acolher crianças e adolescentes temporariamente

Ação consiste no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar de origem

X
Foto: Divulgação

O Governo do Município de Porto Belo através da Secretaria de Assistência Social convida famílias a participar do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, que cadastra e prepara famílias para receber temporariamente crianças e adolescentes que precisam ser afastadas do convívio familiar de origem. O cadastro é feito no setor de Família Acolhedora, junto à Secretaria de Assistência Social, anexo à Rodoviária no bairro Perequê.

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora foi criado através da Lei 2279/2015 e atualizado pela Lei 2935/2020. Através do Serviço, são acolhidas pessoas entre 0 e 18 anos, respeitando o seu direito ao convívio familiar. As famílias cadastradas são avaliadas e preparadas, recebendo apoio e acompanhamento da equipe técnica responsável. É necessário a participação da família nos cursos de capacitação e encontros, assim como atender as orientações da equipe técnica do serviço.

A psicóloga Caroline Moraes Sezerino, que atua no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora no Município de Porto Belo juntamente da assistente social Nádia de Fátima Maggioni, destaca a importância de famílias habilitadas no momento em que crianças e adolescentes mais precisam.

“Muitas vezes, tudo o que uma criança precisa para atravessar uma turbulência em sua vida familiar é ser acolhida provisoriamente por uma outra família. Por meio do serviço de acolhimento em família acolhedora, as famílias do Município de Porto Belo podem se cadastrar e se tornar habilitadas para acolher crianças e adolescentes que precisam ser afastadas de suas famílias por decisão judicial em função de situações como abandono, violências ou pelo fato de a família de origem estar temporariamente impossibilitada de cuidar e proteger. Convidamos toda a comunidade a participar do serviço e fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes” – explica.

Para se inscrever no Serviço, é necessário RG, CPF, certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de residência, certidão negativa de antecedentes criminais, comprovante de renda, idade superior a 24 anos sem restrição quanto ao sexo e estado civil, não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção, concordância entre todos os membros da família, ter ao menos um membro da família com vínculo trabalhista, disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e afeto às crianças e adolescentes e residir no município de Porto Belo.

A Secretaria Municipal de Assistência Social está localizada na Rua Vanderlino Guerreiro, N590, anexo à Rodoviária no bairro Perequê. 

Fonte: Visor Notícias

Cidades

Veja os vídeos: Jovens do Oeste de SC flagram OVNIs fazendo manobras; caso será investigado

“Parecia uma estrela-cadente vermelha. Depois, quando paramos, vimos uma luz branca muito forte e algumas luzes vermelhas que pareciam girar, como um disco voador”, disse Eduardo Justo Patulé, de 23 anos.

Cidades

Itajaí 161 anos: Semasa investe no maior programa de saneamento da história

Um dos contratos que demandam maior volume de recursos financeiros é a implantação de mais de 100 quilômetros de redes coletoras de esgoto

Cidades

Confira a programação do aniversário de 161 anos de Itajaí

Devido à pandemia, a programação foi organizada para que toda população possa participar de maneira segura

Cidades

Saúde intensifica recolhimento de caramujos africanos em Itapema

Secretaria de Saúde está realizando uma ação para o recolhimento e descarte do Caramujo Africano em Itapema

Cidades

Educação divulga novos contemplados no Fila Única

Pais das crianças convocadas devem comparecer na Secretaria de Educação

Mais notícias

Segurança

Idosa morre carbonizada durante incêndio em residência

Outros dois idosos que moravam com ela, um homem de 74 anos e uma mulher de 67, escaparam com vida