Porca surpreende e dá à luz a 41 leitões no Oeste de SC
Para garantir que todos os filhotes recebessem a amamentação adequada, duas outras fêmeas da granja tiveram que ajudar; média de nascidos por gestação é de cerca de 14 animais
Uma porca surpreendeu os criadores ao dar à luz 41 leitões em uma granja em Faxinal dos Guedes, no Oeste de Santa Catarina. Para garantir que todos os filhotes recebessem a amamentação adequada, duas outras fêmeas da granja tiveram que ajudar. As informações são do G1.
O veterinário sanitarista Anderson Simionatto, que atua na granja integrada à Seara, explicou que, como a leitoa possui apenas 14 tetas, foi preciso dividir os leitões entre as três mães, o que assegurou “boas condições aos leitões”. A média de nascidos por gestação é de cerca de 14 animais.
Segundo Simionatto, a superovulação pode ter sido a responsável pelo número expressivo de filhotes, mas é uma condição rara. A gestação durou 114 dias desde o momento da inseminação, e o parto aconteceu no dia 27 de março. As outras duas fêmeas adotantes estavam com partos previstos para a mesma época e nasceram com menos leitões.
O especialista explicou que a superovulação acontece no momento anterior à inseminação do animal e depende de uma série de fatores, como bem-estar animal, condições sanitárias e de melhoramento genético. Para garantir o bem-estar dos animais, é preciso que eles tenham acesso a água e ração de qualidade, além de uma dieta balanceada e específica para cada fase da vida. “Cada vez mais tem se trabalhado para ter essa hiperprolificidade nessas fêmeas”, disse Simionatto.
Apesar do número de filhotes muito além do esperado, o veterinário garantiu que a gestação fruto de uma superovulação não causa prejuízos à leitoa. “Ela tem uma capacidade para manter essa gestação. Tanto é que a fisiologia do animal só permite manter essa gestação num número satisfatório se o corpo do animal permitir também. Então, se tiver um espaço reduzido, possivelmente alguns embriões sejam reabsorvidos”, afirmou.
A granja possui cerca de 2.500 suínos e, segundo Simionatto, os animais recebem cuidados adequados para garantir sua saúde e bem-estar. Ele explicou que a divisão dos leitões entre as três mães foi uma medida tomada para garantir a amamentação adequada a todos os filhotes e que a leitoa não terá problemas de saúde por causa da gestação.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade