keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Populares encontram elefante-marinho-do-Sul descansando em praia de São José

Equipes do Instituto Australis e R3 Animal foram acionadas até o local

foto Visor Notícias
Foto: Marzia Antonelli/R3 Animal

O elefante-marinho-do-Sul (Mirounga leonina), que foi visto no início da semana por populares, foi encontrado na manhã de quinta-feira (21), descansando em uma praia de São José, e, com ajuda de populares, as equipes do Instituto Australis e R3 Animal, executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), estiveram no local para fazer a avaliação do animal.

Por volta das 11h30 a equipe do Instituto Australis chegou no local e encontrou a equipe da Guarda Municipal de São José e da Secretaria de Meio Ambiente que deram todo suporte para atendimento do elefante-marinho. De acordo com a avaliação da médica veterinária da R3 Animal, Marzia Antonelli, o animal apresenta duas lesões em cicatrização, escore corporal um pouco abaixo do normal, temperatura periférica normal, alguns movimentos respiratórios mais profundos e bastante cansado. As equipes irão continuar o monitoramento com ajuda de populares.

Se o avistar, não se aproxime, faça vídeos ou fotos de longe e entre em contato com o 0800 642 3341. O indivíduo é juvenil. A espécie leva esse nome porque os machos adultos possuem uma proeminência nas narinas, que aparece em torno dos oito anos de idade e é denominada de probóscide. Tal como a tromba dos elefantes. Os machos da espécie podem chegar até cinco metros de comprimento e pesar até cinco toneladas.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Australis monitora o Trecho 2 compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos. A R3 Animal executa o Trecho 3, na Ilha de Santa Catarina.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Bombeiros resgatam cachorro parcialmente soterrado em Florianópolis

O cachorro chamado ''Gordo'' foi resgatado sem ferimentos na tarde desta quarta-feira (17) em Ponta das Canas, no Norte da Ilha

Animal

Caramujo-africano do tamanho de um pé é encontrado em Criciúma

Ao encontrar, a população deve matá-lo, queimá-lo e enterrá-lo, usando sempre luvas de proteção para evitar qualquer contato direto

Animal

Polícia resgata cães em situação de desnutrição severa no Extremo-Oeste de SC

No total 14 cães, em situação de desnutrição severa, foram resgatados em Tigrinhos

Animal

Cachorro cego é resgatado em condições deploráveis e tutor é preso

O caso ocorreu em São José; o animal estava acorrentado, encharcado, infestado de pulgas e carrapatos, e sem conseguir se locomover

Animal

Cachorro cai dentro de poço em construção em Mafra

A queda do cachorro foi suavizada por um espelho d'água acumulado no fundo do poço

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano