keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Populares encontram elefante-marinho-do-Sul descansando em praia de São José

Equipes do Instituto Australis e R3 Animal foram acionadas até o local

Foto: Marzia Antonelli/R3 Animal

O elefante-marinho-do-Sul (Mirounga leonina), que foi visto no início da semana por populares, foi encontrado na manhã de quinta-feira (21), descansando em uma praia de São José, e, com ajuda de populares, as equipes do Instituto Australis e R3 Animal, executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), estiveram no local para fazer a avaliação do animal.

Por volta das 11h30 a equipe do Instituto Australis chegou no local e encontrou a equipe da Guarda Municipal de São José e da Secretaria de Meio Ambiente que deram todo suporte para atendimento do elefante-marinho. De acordo com a avaliação da médica veterinária da R3 Animal, Marzia Antonelli, o animal apresenta duas lesões em cicatrização, escore corporal um pouco abaixo do normal, temperatura periférica normal, alguns movimentos respiratórios mais profundos e bastante cansado. As equipes irão continuar o monitoramento com ajuda de populares.

Se o avistar, não se aproxime, faça vídeos ou fotos de longe e entre em contato com o 0800 642 3341. O indivíduo é juvenil. A espécie leva esse nome porque os machos adultos possuem uma proeminência nas narinas, que aparece em torno dos oito anos de idade e é denominada de probóscide. Tal como a tromba dos elefantes. Os machos da espécie podem chegar até cinco metros de comprimento e pesar até cinco toneladas.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Australis monitora o Trecho 2 compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos. A R3 Animal executa o Trecho 3, na Ilha de Santa Catarina.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

São José estuda abrigar Centro de Triagem de Animais Silvestres de SC

Transferência de unidade que funciona no Rio Vermelho (Florianópolis) para imóvel na Estrada do Pagará depende de convênio com Ministério Público

Animal

Quer adestrar seu pet? Truques especiais são ensinados em workshop gratuito no Porto Belo Outlet Premium

A escola de adestramento Proficão fará um workshop com o propósito de ajudar os tutores a ensinarem truques aos pets

Animal

Vídeo: Pavão corre atrás de van de sorvete e intriga moradores

Nas redes sociais, internautas suspeita que a ave tenha provado o sorvete e ficado obcecada pelo alimento

Animal

Arraia sobe em cima de prancha de surfista

O registro foi publicado pela Federação de Surfe da Costa Rica neste final de semana

Animal

Menino de cinco anos é picado por cobra altamente venenosa em Santa Catarina

O helicóptero Arcanjo transferiu o menino para o Hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis

Mais notícias

Segurança

Criminosos se desesperam e sofrem grave acidente durante sequestro em Santa Catarina

Uma das vítimas conseguiu pular do veículo e fugir, mas a outra ficou dentro do carro e teve de ser atendida

Segurança

Carro fica completamente destruído em acidente em SC; motorista sobrevive

O motorista, de 38 anos, condutor do carro, estava no local aguardando socorro