keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Polo Bilíngue oferece aulas de Libras para estudantes de Balneário Camboriú

Nesta quarta-feira (26) comemora-se o Dia do Surdo, em alusão ao chamado Setembro Azul, mês da Conscientização da Comunidade Surda. Em Balneário Camboriú, o Polo Bilíngue da Secretaria de Educação oferece aulas de Língua Brasileira […]

Nesta quarta-feira (26) comemora-se o Dia do Surdo, em alusão ao chamado Setembro Azul, mês da Conscientização da Comunidade Surda. Em Balneário Camboriú, o Polo Bilíngue da Secretaria de Educação oferece aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para alunos surdos e aos colegas de classe e professores. O Polo também realiza atendimentos individuais no NEI Sementes do Amanhã (Rua Angelina, nº 595 – Bairro dos Municípios).

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é destinado para os alunos da Rede Municipal de Ensino. No caso da surdez, os alunos recebem atendimento individual no polo no período do contraturno, onde aprendem Libras e o português na modalidade escrita. O atendimento em sala ocorre, para os alunos do Ensino Fundamental I, durante a aula. “Essas aulas ocorrem a cada 15 dias e são destinadas também aos colegas de classe do aluno em questão e aos funcionários que estiverem lá no momento. Assim o aluno consegue ter uma melhor comunicação com os amigos e professores”, disse a professora do AEE, Regina Mendes.

No Ensino Fundamental II os profissionais do AEE ficam disponíveis para responder dúvidas dos professores e alunos em relação à língua e também distribuem materiais educativos, todos com grande apelo visual para que os estudantes entendam melhor o conteúdo. Essas modalidades de ensino ocorrem em três escolas: CEM Tomaz Francisco Garcia, CEM Vereador Santa e CEM Armando Cesar Ghislandi.

Anderson Ari Nicolau é professor de Libras há quatro anos. Aprendeu a língua aos 11 anos de idade, após a mãe perceber que tinha dificuldades de comunicação por conta da falta de audição. Hoje, é formado em Letras – Libras, faz pós-graduação e dá aulas pelo Polo Bilíngue. “É muito bom ensinar Libras, os alunos são curiosos, sempre perguntam. Ensino o nome dos alimentos e como pedir para ir ao banheiro, por exemplo. Quando eles aprendem, vão se desenvolvendo e evoluindo. Fico muito feliz, a família também”, conta o professor em Libras.

DIA DO SURDO

Nesta quarta-feira (26), os seis alunos surdos da Rede Municipal de Ensino vão participar de um passeio junto às famílias e a equipe do AEE. O passeio será no Zoológico Santur, onde as crianças realizarão atividades do polo e aprenderão nomes de animais na língua.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Mais de 900 alunos da rede municipal de BC visitaram a roda gigante

Objetivo é ensinar aos estudantes a importância da preservação ambiental para o setor turístico de Balneário Camboriú

Cidades

Lançado edital para ocupação das galerias das Casas da Cultura

Artistas e coletivos locais podem submeter propostas de exposição até o dia 28 de julho

Cidades

Prefeito de São José assina ordens de serviço de R$ 19 milhões

Obras que vão garantir mobilidade urbana e macrodrenagem integram o Plano Mil

Cidades

Obras da ligação entre os bairros Tabuleiro e Várzea são iniciadas

Solenidade contou com a presença de diversas autoridades

Cidades

Prefeito de São José vistoria obras do Centro de Educação Infantil do bairro Potecas

Com mais de 1.300m², a unidade terá capacidade para atender até 376 crianças em educação infantil e pré-escola

Mais notícias

Segurança

Trio é preso com mais de 20 carteiras de cigarros contrabandeados

O inquérito policial deve ser concluído e encaminhado ao Ministério Público nos próximos dias. Os presos se encontram à disposição da Justiça

Economia

Itapema é a 7ª cidade que mais gerou empregos em SC até maio

Segundo o governador Carlos Moisés, o resultado confirma o momento de crescimento econômico acelerado vivenciado pelo estado com a melhora do cenário epidemiológico no enfrentamento da pandemia de Covid-19