keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Policias argentinos voltam a atuar nas praias catarinenses após 20 anos

Itapema, Balneário Camboriú, Bombinhas e Florianópolis terão a presença de efetivo policial para ajudar turistas argentinos que enfrentarem algum problema

ciclista de camboriu conquista prova de speed em florianopolis 1553621818 Visor Notícias

A partir deste mês, policiais argentinos vão se instalar nas praias que mais recebem turistas da argentina em Santa Catarina. O acordo firmado entre o governador de Missiones, Hugo Passalacqua, e o governador Raimundo Colombo retoma um projeto engavetado já 20 anos. Os policiais vão atuar em Florianópolis, Balneário Camboriú, Itapema e Bombinhas para auxiliar os visitantes que enfrentarem algum percalço.

 

O chefe de Polícia de Missiones, comissário general Manuel Mártines Céspedes explicou que a ideia é ter quatro homens, uniformizados para auxiliar os argentinos que precisem de algum tipo de apoio. “Os policiais estarão em Florianópolis, Meia Praia (Itapema), Camboriú e Bombinhas, lugares muito frequentados pelos argentinos”, declarou ao jornal Clarin, de Buenos Aires.

Segundo Céspedes, os agentes estarão com uniforme na cor azul para serem facilmente identificados. Ele explicou que os policiais estarão desarmados. Eles não realizarão intervenções diretas no combate ao crime, apenas vão auxiliar os turistas na resolução dos problemas.

 

“Devemos receber cerca de 1,5 milhão de argentinos nessa temporada de verão. No ano passado foram 650 mil, um crescimento muito significativo. Então nós estamos cuidando, em conjunto, e agindo de todas as formas em uma questão básica que é a Segurança Pública na temporada de verão. Mas tratamos também de agilizar a passagem de fronteira que tem entre o Oeste e Misiones para que eles tenham duas alternativas. Tem Dionísio Cerqueira também que faz com que a gente consiga melhorar as questões de trafegabilidade”, explicou o governador Raimundo Colombo.

O acordo de cooperação entre o Governo do Estado e o Governo da Província de Misiones-Argentina e o convênio técnico para viabilizar a vinda de policiais argentinos para a próxima edição da Operação Veraneio 2017/2018, com lançamento oficial previsto para 15 de dezembro. Os atos foram realizados na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, com honras militares ao governador da Província de Misiones, Hugo Passalacqua na presença do secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, e cúpulas da Segurança Pública catarinense e argentina e do secretário executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira. 

O  objetivo do acordo de cooperação é de estimular a integração e o desenvolvimento mútuo, buscando mais aproximação econômica e social entre as populações vizinhas, com ênfase nos municípios binacionais que compõem a faixa de fronteira. Pelos próximos cinco anos, o acordo vai promover ações nas áreas de saúde; educação; infraestrutura e logística; desenvolvimento social; trabalho e habitação; desenvolvimento econômico sustentável e ecologia; agricultura; pecuária e pesca; vigilância sanitária; turismo; cultura e esporte; controle e segurança; e assuntos de fronteira. Este documento reedita a cooperação entre os dois lados iniciada em 2003.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Homem ataca PM com capacete para defender parente que escondia drogas na cueca

A ação ocorreu na Rua Mauritânia, em Balnéario Camboriú, na noite de quinta-feira (18)

Segurança

Polícia prende casal por arrombamento e furto no centro de Canoinhas

Ocorrência foi registrada na manhã desta sexta-feira (19)