keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Polícia Civil prende em flagrante dois homens por crimes ambientais em São José

Os presos foram indiciados pelo delito ambiental de poluição em sua forma fundamental

sao ose Visor Notícias

Na tarde de quinta-feira (19), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Crimes contra as relações de Consumo (DCAC) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC), prendeu em flagrante dois homens no bairro Forquilhas, em São José, na Grande Florianópolis, pelo cometimento de crime de poluição ao meio ambiente previsto na Lei n. 9.605/98.

A ação teve o apoio de fiscais do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), de fiscais da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Município de São José (SC) e da Polícia Científica.

Após o recebimento das informações sobre o estado flagrancial em andamento, a equipe da DCAC da DEIC/PCSC se deslocou até o local indicado, que se tratava de uma estação de coleta e tratamento de efluentes “em bruto” (sem tratamento) oriundos de fossas pertencentes ao sistema de esgoto do referido município, com o propósito de coibir a ação criminosa.

No local, segundo os órgãos ambientais presentes, constatou-se “potencialidade” de dano à saúde humana, à mortalidade de animais, e ainda, à degradação da flora daquela e outras regiões vizinhas, em razão de o local estar cercado de mata nativa e de haver curso d’água nas proximidades.

O órgão de fiscalização ambiental do município interditou temporariamente o local até à devida regularização. Houve registro pela perita da Polícia Científica com o auxílio de drone, que em breve expedirá o respectivo laudo pericial.

Os presos foram indiciados pelo delito ambiental de poluição em sua forma fundamental (não qualificada), a qual permitiu o arbitramento de fiança pela autoridade policial da DCAC da DEIC/PCSC. Eles pagaram o valor arbitrado e foram colocados em liberdade mediante alvará de soltura, ficando à disposição do Juízo Criminal da Comarca de São José.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Segurança

Corpo em decomposição é encontrado próximo de rio em SC

Cadáver foi localizado na linha São José da Barra Verde em Herval d’Oeste

Segurança

Homem é preso por descumprir medida protetiva em Bombinhas

Prisão ocorreu na tarde desta quarta-feira (24)

Segurança

Polícia Civil de SC atinge 80% de homicídios elucidados

Percentual considerado histórico ultrapassa o de países como Canadá e Holanda

Segurança

Polícia impede fuga de foragido durante ação em Blumenau

Homem tentou continuar a fuga a pé mas foi contido pelos policiais

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave