keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Polícia Civil investiga sete mortes maternas registradas no Hospital de Itajaí

Só este ano, o hospital registrou sete mortes maternas. Destas, três foram de moradoras de Itajaí. Já entre moradoras de outras cidades foram registrados quatro óbitos

Foto: Bruno Golembiewski

Uma investigação foi aberta pela Polícia Civil para apurar as causas e circunstâncias de mortes de mães registradas no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. A Vigilância Sanitária municipal também solicitou documentos ao hospital referentes ao serviço de atenção obstétrica e neonatal da instituição. O delegado regional de Itajaí, Marcio Colatto, confirmou a investigação por parte da polícia, mas afirmou que ela segue sob sigilo e não deu mais informações.

Só este ano, o hospital registrou sete mortes maternas. Destas, três foram de moradoras de Itajaí. Já entre moradoras de outras cidades, foram registrados quatro óbitos. Já o procedimento instaurado pela Vigilância Sanitária conta com apoio do governo do Estado. O Hospital tem até quarta-feira (20) para fornecer os documentos solicitados.

Em nota, município de Itajaí informou que acompanha a situação e, nesta segunda-feira (18), o Conselho Municipal de Saúde fará uma reunião com representantes da instituição para prestar informações sobre a investigação. O Hospital Marieta também se manifestou em nota. “Em virtude dos óbitos maternos acontecidos, sob a responsabilidade das empresas médicas contratadas, sindicâncias foram abertas para apurar detalhadamente os fatos, para em seguida enviar ao MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), CRM-SC (Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina) e demais órgãos competentes”, cita a nota.

Equipes médicas que atuam no hospital são terceirizadas, como é o caso da equipe de obstetrícia e atenção neonatal. A empresa que atualmente presta este serviço ao hospital deve ter o contrato suspenso até o final de julho. As informações são do Portal ND+.

Nota Município de Itajaí:

“A Secretaria de Saúde de Itajaí acompanha a situação do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Neste sentido, o Estado criou um grupo condutor, onde a Diretoria de Vigilância Epidemiológica representa a Secretaria de Saúde. Nesta segunda-feira, o Conselho Municipal de Saúde receberá em sua reunião ordinária um representante do Hospital Marieta para prestar informações sobre o assunto. A Secretaria também acompanha o procedimento aberto pelo Governo do Estado, que é o gestor do contrato com a unidade, para apurar a situação.”

Hospital Marieta:

“Sobre as denúncias apresentadas na mídia o HMMKB reafirma o seu compromisso com a excelência no atendimento a nossa população, sendo o único hospital referência em gestação de alto risco para os 11 Municípios da AMFRI, o que obviamente acarreta grande responsabilidade. Em virtude dos óbitos maternos acontecidos, sob a responsabilidade das empresas médicas contratadas, sindicâncias foram abertas para apurar detalhadamente os fatos, para em seguida enviar ao MPSC, CRMSC e demais órgãos competentes. Diante do sigilo médico e respeitando os envolvidos, as informações serão prestadas apenas aos legalmente envolvidos. O Hospital luta pela cura e pela vida, se sensibilizando com os óbitos e familiares, de modo que já comunicou a empresa de obstetrícia contratada do rompimento do contrato no final de julho.”

Fonte: ND+

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Prefeito de BC solicita audiência no STJ pra tratar sobre atuação da Guarda Municipal

Só no mês de julho deste ano, a Guarda Municipal de Balneário Camboriú contabilizou 2.925 ocorrências

Segurança

Mãe leva filho para jogar pedras nas casas dos vizinhos

A PM a prendeu em flagrante por maus-tratos

Segurança

Operação desarticula quadrilha especializada em arrombamentos de empresas

A ação contou com o apoio da Delegacia de Comarca e da DIC/PCSC de Brusque, Delegacia de São João Batista, Delegacia de Porto Belo, Delegacia de Blumenau, Delegacia de Gaspar e DPMu de Botuverá

Segurança

SC: Dois homens são resgatados pelos bombeiros após carro capotar e bater em árvore

Uma das vítimas foi encontrada há quatro metros de distância do automóvel

Segurança

Adolescentes que denunciaram técnico de vôlei por estupro em SC obtêm medidas protetivas

Decisão proíbe a aproximação de qualquer integrante da entidade com as supostas vítimas e testemunhas e que o Município de São José assuma a responsabilidade psicossocial sobre os adolescentes até que sejam encaminhados aos pais ou representantes legais. A decisão não impede que o Município dê continuidade ao projeto social de formação de atletas

Mais notícias

Segurança

Prefeito de BC solicita audiência no STJ pra tratar sobre atuação da Guarda Municipal

Só no mês de julho deste ano, a Guarda Municipal de Balneário Camboriú contabilizou 2.925 ocorrências

Segurança

Mãe leva filho para jogar pedras nas casas dos vizinhos

A PM a prendeu em flagrante por maus-tratos