keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Polícia Civil emite alerta para golpes praticados com perfis falsos na internet

X

Com a situação da pandemia e a necessidade de isolamento social, criminosos estão se adaptando e criando cada vez mais formas de atacar e explorar vulnerabilidades de pessoas, empresas e autoridades. Com isso, a importância da necessidade de cuidados e configurações de privacidade no uso de redes sociais e aplicativos de mensagens.

Em Santa Catarina, foram detectados golpes envolvendo a criação de perfis falsos em redes sociais e aplicativos de mensagens. Esses golpes, que utilizam de engenharia social e obtenção de informações em fontes abertas, costumam ser direcionados para pessoas e empresas que disponibilizam principalmente dados de contato sem qualquer restrição em redes sociais.

Para mitigar esse tipo de ataque, algumas dicas de segurança (confira abaixo) foram feitas pela Polícia Civil e o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça de SC. Denúncias podem ser feitas ao 181 ou WhatsApp (48-98844-0011).

Dicas de segurança

  • • Configuração da verificação em duas etapas nos aplicativos de mensagens e redes sociais. (Para evitar perder o acesso caso sofra uma tentativa de invasão)
  • • Ajustar seu aplicativo de mensagens para não mostrar sua foto de perfil para quem não estiver salvo em sua lista de contatos
  • • Configurar seu perfil na rede social (ex. facebook, instagram) para ocultar dados de contato. (e-mails, telefone celular)
  • • Nunca repasse para terceiros senhas e códigos recebidos

Segurança

Criança de nove anos liga para a polícia depois de ver o pai tentar matar a mãe

A mulher foi socorrida com sangramento e em estado de choque. Ela foi encaminhada ao Hospital Municipal de São José

Segurança

Briga termina com jovem baleado na cabeça em Itajaí

A vítima foi socorrida e levada para o hospital. O motivo da briga e o estado de saúde da vítima não foram informados

Segurança

Operação cumpre nove mandados de prisão contra acusados de pornografia infantil

As investigações foram iniciadas a partir de informações da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e culminaram na expedição de nove mandados de busca e apreensão pela Justiça

Segurança

Equipamento hospitalar roubado em São Paulo é recuperado em Santa Catarina

O equipamento hospitalar recuperado é uma bomba injetora de contraste, que estava em uso na sala de tomografia de uma unidade hospitalar no município

Segurança

Justiça solta trio preso com 250kg de cocaína em Navegantes por serem réus primários

Os três homens foram soltos pela Justiça Federal nesta quinta-feira (17), segundo informou a Polícia Militar de Itajaí

Mais notícias