keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Polícia Civil divulga resultados de operação que desmantelou quadrilha de clonagem de cartões

Quadrilha de São Paulo especializada em clonagem de cartões foi presa em outubro. Os cartões e informações de pelo menos 1.500 pessoas foram obtidos ilegalmente pelos criminosos

A Polícia Civil, através da Divisão de Defraudações (DD/DEIC), divulgou nesta terça-feira, 17, os resultados da operação “Cartão Clonado”, realizada com o objetivo de combater fraudes praticadas por associação criminosa interestadual. A ação ocorreu em outubro/2016, sendo presas em flagrantes sete pessoas pelos crimes de associação criminosa, estelionato e furto mediante fraude. 

Segundo as investigações, todos os presos vieram de São Paulo, exclusivamente, para a prática de crimes em Florianópolis e região. “Um fato que merece destaque foi à manutenção das prisões durante toda a instrução criminal, que se findou em outubro/2017.  Os autores paulistas ainda permanecem presos em Santa Catarina. Todos os acusados foram condenados. A soma das penas ultrapassa a 170 anos de reclusão”, explica o Delegado Raphael Werling.  

De acordo com o Delegado, o parecer do Ministério Público enalteceu o trabalho realizado pela Polícia Civil (DD/DEIC), que se não fosse à rápida ação da Divisão de Defraudações da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, o número de pessoas e patrimônios atingidos pela ação dos recorridos seria exorbitante. “Todas as vítimas foram identificadas e  devidamente restituídas.  
Ainda, o Poder Judiciário realizou a doação de oito Notebooks novos para a Divisão de Defraudações/DEIC.Tais objetos foram adquiridos ilicitamente pelos criminosos durante a ação criminosa”, afirma.

O Delegado disse ainda, que as investigações realizadas pela equipe têm se caracterizado pela repressão patrimonial qualificada, com foco na descapitalização dos criminosos, e não apenas objetivando a prisão deles, o que demonstra o aprimoramento constante dos trabalhos dos policiais civis na persecução penal.

COMO FUNCIONA O GOLPE DO CARTÃO CLONADO

Os criminosos adquiriam de forma fraudulenta, chips e senhas de cartões de crédito/débito para posteriormente, realizar saques e compras em nome das vítimas. Para obter os chips e senhas dos cartões os criminosos telefonavam para as vítimas se passando por funcionários de instituições bancárias, onde as mesmas eram correntistas. Após, informavam que seus cartões bancários teriam sido clonados, sendo necessário realizar uma perícia nos mesmos, por isso, um funcionário do banco passaria em suas residências para coletar o cartão supostamente clonado.

Os acusados continham planilhas com dados pessoais e bancários de inúmeros potenciais vítimas (com nome, telefone, endereço, e-mail, agência, conta e limites de contas), todas residentes na cidade de Florianópolis e região. 

Em apenas uma planilha foram reunidos dados de mais de 1500 (mil e quinhentas) pessoas. As principais vítimas deste golpe eram idosos.

A orientação era de que a vítima cortasse os cartões ao meio e entregasse ao “funcionário”, todavia, o chip permanecia intacto.

Posteriormente, os criminosos, em posse destes cartões de crédito, dirigiam-se até as agências bancárias, onde efetuavam saques em dinheiro, aquisição de empréstimos e compras nos comércios em valores exorbitantes.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

VÍDEO: Cavalo é resgatado de córrego em Biguaçu

Animal foi içado com o auxílio de uma retroescavadeira

Segurança

VÍDEO: Trabalhador fica gravemente ferido após queda de edifício em Criciúma

Homem caiu do sétimo andar enquanto instalava um ar-condicionado

Segurança

Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024

Entre os abusos, estão maus tratos e violência patrimonial

Mais notícias

Tempo

Santa Catarina deve enfrentar temperaturas abaixo de 5°C

Segundo informações da Defesa Civil, nesta sexta-feira (19), as temperaturas devem despencar