keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Polícia Civil aponta redução de furtos e roubos de veículos em Santa Catarina

A redução dos índices é resultado do trabalho integrado dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado

WhatsApp Image 2021 01 15 at 18.23.13 Visor Notícias
Foto: PC/Divulgação

Após análise das estatísticas criminais do ano de 2020, a Polícia Civil aponta uma redução de 1069 casos de roubos e furtos de veículos em comparação a 2019. O dado é da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC) e equivale ao menor índice dos últimos seis anos.

Os números apresentados apontaram uma significativa redução dos casos de roubos e furtos de veículos no comparativo com os anos anteriores. Analisando as ocorrências e comparando com o ano de 2019, destaque no tocante à redução dos casos de roubo – onde há violência ou grave ameaça contra a vítima, que teve uma redução de 669 casos.

Os números vêm caindo ao longo dos anos em território catarinense. Como exemplo disso, ressalta-se que no ano de 2016 houve um pico do número de casos que chegou à marca de 18724 veículos subtraídos. Já em 2020, os números regrediram para 9079 casos, menos da metade. Os registros estatísticos têm como base as informações geradas através do sistema de confecção de Boletins de Ocorrência e inserção das restrições de roubos e furtos, o qual é monitorado permanentemente pela delegacia especializada.

“Integração”

A redução dos índices é resultado do trabalho integrado dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, tais como a Polícia Civil, Polícia Militar, Guardas Municipais e Polícia Rodoviária Federal.

Dentre as ações desenvolvidas no ano que contribuíram para a redução da incidência criminal no segmento, destaque para as ações da Polícia Civil no combate aos receptadores, com desarticulação de esquemas criminosos e interdição de estabelecimentos destinados ao comércio ilegal de autopeças usadas.

De acordo com o Delegado Rodrigo Bortolini, titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da DEIC/PCSC há oito anos, após alguns anos de trabalhos com ênfase no combate à adulteração e clonagem de veículos – que tiveram significativa redução no estado, agora as forças policiais se voltam para o enfrentamento à receptação e ao comércio clandestino de autopeças, como forma de banir esta prática que fomenta os crimes anteriores – o furto e o roubo, e buscar índices ainda melhores para 2021.

ANOROUBOSFURTOSFURTOS + ROUBOSRECUPERAÇÕES
20153738144501818811616
20164001147231872412053
20173714123451605910589
201825979776123738257
201921028046101486920
20201433764690795617

Orientações contra furto e roubo de veículos:

– Possuir dispositivos anti-furto e rastreadores instalados no veículo;

– Ter vidros com películas a fim de evitar que possíveis criminosos visualizem as pessoas no interior do carro (importante para mulheres e idosos, em especial que andam sozinhos);

– Evitar parar em semáforos à noite ou madrugada, e se tiver de fazê-lo ter muita atenção a movimentos suspeitos nos arredores;

– Estacionar preferencialmente em locais movimentados e iluminados, ou em estacionamentos privados quando possível;

– Procurar transitar por rotas mais seguras, iluminadas e movimentadas;

– Possuir seguro total;

– Evitar ficar parado dentro do carro, principalmente no período noturno e em locais de menor movimento;

– Prestar muita atenção a movimentos suspeitos quando chegar em casa e for colocar o carro na garagem;

– Quando for anunciar a venda ou mesmo tiver interesse em comprar um carro pela internet, tomar todas as cautelas possíveis antes de concretizar a negociação para não se tornar vítima de golpistas;

– Não adquirir autopeças de procedência duvidosa; Embora não seja um crime praticado com violência, a receptação fomenta diversas atividades criminosas, como assaltos e latrocínios. Receptar produtos de origem ilegal, especialmente veículos ou mesmo suas peças, é uma grande forma de colaborar com o aumento da violência.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Homem ataca PM com capacete para defender parente que escondia drogas na cueca

A ação ocorreu na Rua Mauritânia, em Balnéario Camboriú, na noite de quinta-feira (18)

Segurança

Polícia prende casal por arrombamento e furto no centro de Canoinhas

Ocorrência foi registrada na manhã desta sexta-feira (19)

Segurança

Carro capota com 15 mil maços de cigarros no Oeste

O acidente ocorreu na madrugada desta sexta; os cigarros eram contrabandeados do Paraguai

Segurança

Jovem de 21 anos é preso após esfaquear tio em Navegantes

As facadas acertaram o pescoço, tórax e a mão

Segurança

Mulher em situação de rua morre atropelada na Capital

A tragédia ocorreu na Avenida Beira-Mar Norte, na noite te quinta-feira (18)

Mais notícias

Segurança

Homem ataca PM com capacete para defender parente que escondia drogas na cueca

A ação ocorreu na Rua Mauritânia, em Balnéario Camboriú, na noite de quinta-feira (18)

Segurança

Polícia prende casal por arrombamento e furto no centro de Canoinhas

Ocorrência foi registrada na manhã desta sexta-feira (19)