A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Joinville descobriu um criadouro de javaporcos em Guaramirim na manhã desta quinta-feira (28). Dezenove animais da espécie híbrida entre um javali e um porco foram apreendidos.
Um javali e outros 19 javaporcos foram encontrados. Um homem foi autuado pela criação ilegal do animal e responderá por crime ambiental. A PMA encontrou o local em operação conjunta com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a partir de denúncias sobre a criação e comercialização de javalis na cidade.
Segundo a PMA, o javali é classificado como uma das piores espécies exóticas invasoras, principalmente pela agressividade e a destruição que causam em plantações inteiras. A criação da espécie é proibida em SC.
A Cidasc informou que depende das denúncias para descobrir os criadouros de javaporcos no Estado. O intuito dos criadores é ganhar dinheiro com a venda e, por isso, fazem o híbrido para que o animal fique mais parecido com um porco e não seja descoberta a criação ilegal.
Todos os animais encontrados em Guaramirim foram entregues a Cidasc, que ficará responsável pelos javaporcos por ser o órgao de Defesa Sanitária Animal de Santa Catarina.