Operação Pelznickel combate caça ilegal na Mata Atlântica com apoio da Polícia Federal
A Polícia Militar Ambiental (PMA) destruiu quatro ranchos de caça e apreendeu armas e equipamentos utilizados por caçadores na segunda etapa da operação Pelznickel, realizada em Blumenau e região. A ação, que ocorreu na sexta-feira (15), foi desenvolvida em parceria com a Polícia Federal, já que o local é parte do Parque Nacional da Serra do Itajaí, uma unidade de conservação de Mata Atlântica. Os agentes percorreram 32 quilômetros de trilhas na área e apreenderam canhões, apitos para atrair aves e munições.
A operação é uma continuidade da primeira fase, que ocorreu no início do mês e resultou no cumprimento de 18 mandados de busca e três prisões em flagrante. As investigações sobre a prática criminosa dentro do parque têm mais de um ano, período em que foram identificadas caças de espécies como veados, pacas, macacos, tatus e aves, com uso de armadilhas, cães de caça e outras tecnologias.
Os envolvidos, que contavam com “olheiros” para evitar a fiscalização, responderão por crimes ambientais, porte ilegal de armas e envolvimento em organização criminosa para a caça ilegal. O Parque Nacional da Serra do Itajaí, onde a operação foi realizada, abrange nove municípios, incluindo Blumenau, Indaial e Guabiruba. A PMA, no entanto, não revelou os locais exatos dos ranchos.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.