keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Pix terá mecanismo especial de devolução de dinheiro

Sistema entrará em operação a partir de novembro

pix 0411202554 Visor Notícias
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central (BC) aprovou a criação do Mecanismo Especial de Devolução do Pix, que entra em operação em 16 de novembro, quando o sistema de pagamento instantâneo completará um ano de funcionamento no país.

De acordo com o BC, a criação do mecanismo é uma forma de padronizar as regras e os procedimentos para viabilizar a devolução de valores “nos casos em que exista fundada suspeita de fraude ou nas situações em que se verifique falha operacional nos sistemas das instituições envolvidas na transação”.

A devolução poderá ser iniciada pelo prestador de serviço de pagamento (PSP) do usuário recebedor, por iniciativa própria ou por solicitação do PSP do usuário pagador. A nova norma consta na Resolução BCB nº 103.

Devolução

Desde o lançamento do Pix, está disponível a funcionalidade de devolução que permite que o usuário recebedor devolva, total ou parcialmente, os valores de uma transação. No entanto, não havia previsão de que a devolução fosse iniciada pela instituição de relacionamento do usuário recebedor.

Pelas regras atuais, em uma eventual fraude ou falha operacional, as instituições envolvidas precisam estabelecer procedimentos operacionais bilaterais, de forma a efetuar as comunicações relacionadas a solicitações e recebimentos de pedidos de devoluções, dificultando o processo e aumentando o tempo necessário para que o caso seja analisado e finalizado, o que reduz a eficácia das devoluções, argumenta o BC.

“O estabelecimento do mecanismo especial de devolução dará mais celeridade e eficiência ao processo de devolução, aumentando a possibilidade de os usuários reaverem os valores nos casos de fraude. A instituição que efetuar uma devolução utilizando-se do mecanismo especial, precisará notificar tempestivamente o usuário quanto a realização do débito na conta. Além disso, a transação constará do extrato das movimentações”, diz o BC, em nota à imprensa.

Agência Brasil

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Empresa de energético de SC fecha parceria com bilionário João Adibe dono da Cimed

Ggante do setor farmacêutico e Baly Brasil vão lançar juntas Energético Flynow

Economia

Itapema comemora 62 anos como uma das principais economias do estado

Além do crescimento econômico, a cidade se destacou pelos avanços na infraestrutura, saúde, mobilidade urbana, segurança e educação

Economia

Porto de Santa Catarina lidera produtividade nacional

Resultado recorde do terminal foi alcançado em meio às obras de ampliação

Economia

Sicredi está entre as cinco melhores instituições financeiras do Brasil no ranking da Forbes 

O Sicredi se destacou, principalmente, pelo seu compromisso com o atendimento personalizado e soluções digitais inovadoras

Economia

Relatório aponta que mudanças climáticas podem intensificar a pobreza no mundo

Recordes de ondas de calor, inundações severas e incêndios florestais intensos, exacerbados pelo aquecimento global, podem custar caro

Mais notícias

Geral

Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos no Brasil

Pelo menos quatro milhões de pessoas já utilizam o dispositivo no país

Segurança

STF decide por concurso da PMSC sem limite de vagas para mulheres

Editais anteriores restringiam o ingresso feminino a 20% dos cargos