keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Piçarras lança projeto piloto de separação e coleta domiciliar de resíduos em três frações

Projeto de separação em três frações será testado em 1.018 residências, 19 unidades municipais e cinco escolas municipais

X
Foto: Divulgação

O município está em fase de implantação do projeto piloto de separação e coleta domiciliar de resíduos em três frações, entre lixo reciclável, orgânico e rejeito. Ao todo, 1.018 residências de Balneário Piçarras receberão lixeiras especiais gratuitamente e poderão receber parte do adubo da Central de Compostagem.

Algumas casas já contam com as lixeiras e a instalação retorna nas próximas semanas. Os moradores das residências selecionadas nos bairros Nossa Senhora da Paz, Santo Antônio, Itacolomi e Centro vão receber capacitação para a separação correta do lixo.

Os resíduos recicláveis e orgânicos serão coletados pelo caminhão da coleta seletiva e serão destinados, respectivamente, para a cooperativa de catadores de materiais recicláveis e para a futura central de compostagem do município.

“O projeto engloba ainda a coleta de restos de jardinagem, poda e corte de árvores. Após passarem por trituração, os resíduos serão incorporados ao processo de compostagem para formação de adubo, que poderá ser distribuído para a população interessada em recebê-lo”, explica a engenheira sanitarista da Fundação do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (Fundema), Julia Campos Dotto.

As residências devem ter 1,5m de calçada para comportar a lixeira de 30cm e garantir a acessibilidade, regulamentada em 1,20m. As maiores unidades municipais receberão quatro bombonas de 30 litros. O comprometimento em participar do projeto é essencial.

“Essa é uma ótima oportunidade para identificarmos os problemas e propormos melhorias. Nosso objetivo é ampliarmos aos poucos a coleta em três frações para toda a cidade e, quem sabe um dia, tornar Balneário Piçarras uma cidade referência na boa gestão e gerenciamento de seus resíduos sólidos”, enfatiza a engenheira sanitarista.

Balneário Piçarras é destaque nacional na gestão de resíduos sólidos

O projeto de separação e coleta integra as metas do programa Recicla Aí, contemplado com o primeiro lugar no Brasil no edital de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Com isso, a prefeitura possui R$ 2.742.500,00 de recurso federal disponíveis para licitação para aplicar em metas pelo Ministério do Meio Ambiente.

Para cumprimento da meta 1 (Realização de coleta seletiva de resíduos recicláveis secos, orgânicos e rejeitos), Balneário Piçarras atua na coleta seletiva, EcoPontos, instalação de lixeiras públicas e domiciliares. Na meta 2 (Instalação de unidade de compostagem de resíduos orgânicos), está inclusa a instalação da unidade de compostagem, essencial para o início da atuação do projeto piloto de separação e coleta domiciliar de resíduos, e a aplicação dos compostos obtidos a partir da compostagem dos resíduos orgânicos em hortas escolares e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP).

Fonte: Visor Notícias

Utilidade Pública

Aquicultores de Bombinhas têm até 31 de março para envio de relatório anual

Os Maricultores que necessitem ajuda no preenchimento do formulário online, podem procurar a sede da Secretaria Municipal da Pesca e Aquicultura

Utilidade Pública

Intervenção em reservatório de água pode afetar abastecimento de água em BC

A Emasa recomenda que caso percebam a falta de água, fechem os registros de entrada dos cavaletes e reabram somente após a normalização, para evitar a ocorrência de água turva.

Utilidade Pública

Legislativo de Itapema pressiona para que obra da Subestação da CELESC saia do papel

No trâmite para a subestação de energia de Itapema sair do papel eram necessárias duas licenças.

Utilidade Pública

Águas de Penha realiza manutenções programadas na rede de distribuição de água

As manutenções programadas são realizadas sempre para melhorias no sistema

Utilidade Pública

Tarifa Social da Águas de Camboriú traz benefícios às famílias da cidade

A Tarifa Social tem duração de 12 meses, com renovação mediante a atualização do cadastro

Mais notícias

Brasil

Auxílio emergencial e criptomoedas deverão ser declarados no Imposto de Renda

Saques emergenciais do FGTS também precisarão ser informados

Coronavírus

Começa distribuição de 3,2 milhões de doses da vacina contra covid-19

Chegada de mais imunizantes permitirá ampliar grupos prioritários