A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17) a Operação “Smurfingville” em Joinville, Santa Catarina, com o objetivo de desmanchar um esquema de lavagem de dinheiro.
As investigações começaram em 2022 para apurar o desvio de cerca de R$ 1,4 milhão de uma conta bancária por meio de fraude eletrônica. No entanto, elas acabaram revelando uma estrutura organizada de lavagem de dinheiro vinculada a vários outros crimes.
A investigação identificou que uma mulher, residente em Joinville, operava cerca de 40 contas bancárias para distribuir grandes quantias obtidas por meio de atividades criminosas, como extorsões, furtos e fraudes bancárias. Os valores eram fragmentados em pequenas transações entre as contas e, posteriormente, sacados em partes ou transferidos a terceiros. Essa prática, conhecida como “smurfing”, é comumente usada por criminosos para dificultar a detecção pelas autoridades financeiras.
Foto: Divulgação / PF
Foragida há mais de dois anos, a mulher detida hoje enfrenta acusações de lavagem de dinheiro, crime que pode resultar em uma pena de até 10 anos de reclusão.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade