keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

PF investiga funcionários do Santander e Itaú por fraude bilionária na Americanas

Ex-diretor que firmou acordo de colaboração premiada revelou que funcionários dos bancos, em conjunto com diretores da empresa, teriam manipulado balanços.

Policia Federal faz buscas na casa de ex executivos da Americanas 1 Visor Notícias
Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) iniciou uma investigação para apurar o envolvimento de funcionários dos bancos Santander e Itaú no esquema que gerou um rombo superior a R$ 20 bilhões na Americanas. A apuração ocorre após o Ministério Público Federal (MPF) denunciar 13 ex-executivos da varejista por fraudes contábeis.

Segundo reportagem do portal Metrópoles, assinada pelo jornalista Fábio Serapião, a nova linha de investigação surgiu a partir do depoimento de Fabio Abrate, ex-diretor financeiro e de Relações com Investidores da Americanas, que firmou um acordo de colaboração premiada. Ele revelou que funcionários dos bancos, em conjunto com diretores da empresa, teriam manipulado os balanços para ocultar dívidas associadas a operações de “risco sacado”.

Essa modalidade de crédito, comum no varejo, permite que empresas obtenham financiamento bancário para quitar pagamentos a fornecedores. No caso da Americanas, essas operações teriam sido registradas de forma irregular nos demonstrativos financeiros, com o suposto aval de funcionários do Santander e Itaú. Abrate afirmou que, sem essa colaboração, as fraudes teriam sido descobertas mais cedo.

Ainda de acordo com a reportagem do Metrópoles, a PF já identificou comunicações entre ex-diretores da Americanas e funcionários dos bancos, indicando a tentativa de alterar documentos para encobrir as irregularidades. O grupo criminoso teria cooptado bancários para modificar cartas de circularização, garantindo que as fraudes permanecessem ocultas.

Até o momento, Santander e Itaú não se manifestaram sobre as investigações.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias com informações do Metrópoles e Brasil Economico

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

SC alcança no primeiro quadrimestre de 2025 o melhor resultado nas exportações de carnes em 28 anos

Principais destinos da carne de frango catarinense no período foram Países Baixos, Arábia Saudita, China e Japão

Economia

Santa Catarina busca aumentar exportações e atrair investimentos em meio à disputa comercial entre China e EUA

Com a disputa comercial, o estado pode aumentar as exportações, ganhar novos mercados e impulsionar a competitividade

Economia

Santa Catarina domina produção nacional de moluscos após regularizar a maricultura

Estado responde por 97% da maricultura nacional e avança na legalização de fazendas marinhas, fortalecendo renda e preservação ambiental

Economia

Governador de SC desta potencial logístico e oportunidades de parcerias em missão nos EUA

Jorginho Mello liderou nesta segunda-feira (12) a abertura da missão catarinense nos Estados Unidos com o objetivo de atrair investimentos ao estado

Economia

Núcleo de Jovens Empreendedores debate reforma tributária no Feirão do Imposto em Itajaí

A programação prevê ações de conscientização direcionadas ao público em geral, com ênfase em estudantes, consumidores e empreendedores locais

Mais notícias

Segurança

Procurado por estelionato é preso após acidente em Balneário Camboriú

Suspeito fugiu e foi localizado pela Guarda Municipal durante patrulhamento

Segurança

Adolescente registra boletim por ameaça em São João Batista

Jovem de 15 anos relatou discussão com familiar do namorado, mas optou por não representar criminalmente