keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Pesquisa sobre demanda turística será apresentada nesta sexta-feira

Entre as informações apuradas com turistas, destaca-se: perfil socioeconômico (sexo; faixa etária; estado civil e renda média familiar mensal), origem, meio de transporte utilizado, opção de hospedagem, gasto médio por setor e pontos turísticos mais visitados.

1dcdb3febaf48ccb89f083f11a073662 Visor Notícias

A pesquisa que traça o perfil do visitante e o impacto do turismo de inverno na Serra de SC será apresentada, em primeira mão, no Seminário Perspectivas do Turismo 2019 na Serra Catarinense, promovido pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, nesta sexta-feira (13), das 8h às 18h, na Uniplac, em Lages.

O superintendente da Fecomércio SC, Renato Barcellos, apresentará a pesquisa das 14h30 às 15h. Os dados serão divulgados na íntegra, para o público em geral, na próxima terça-feira (17), no site da Fecomércio SC e do Observatório de Turismo.

> As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Escola do Legislativo ou no local do evento.

Entre as informações apuradas com turistas, destaca-se: perfil socioeconômico (sexo; faixa etária; estado civil e renda média familiar mensal), origem, meio de transporte utilizado, opção de hospedagem, gasto médio por setor e pontos turísticos mais visitados.  Já com os empresários foram levantados dados sobre contratação de temporários, ticket médio, variação do faturamento, ocupação de leitos, entre outros.

Os dados podem gerar insights e trazer informações relevantes para a tomada de decisão. “As pesquisas apontam oportunidades que podem exploradas pelos empresários e setor público. Nesta edição fica visível a importância do turismo interno, por que parcela significativa dos turistas que estão circulando na Serra Catarinense é do próprio estado. Além disso, a percepção dos empresários quanto ao aumento do faturamento na temporada em relação aos demais meses do ano mostra o impulso do turismo na economia dos municípios da Serra”, afirma Barcellos.

Seminário

O seminário “Perspectivas do Turismo na Serra Catarinense” é promovido pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, com apoio da Secretaria  de Desenvolvimento   Econômico e Turismo de Lages, Amures, Uniplac e Conserra.

O objetivo é reunir órgãos, entidades, empresários e estudantes para debater estratégias e políticas públicas que promovam a gestão sustentável do turismo e fomentar o ecoturismo como fonte para a geração de emprego e renda, principalmente nas regiões mais afastadas e com grande potencial.

Um dos destaques será a palestra da portuguesa Lilia  Ana Águas, integrante da diretoria da Associação da Rota da Bairrada, região produtora de vinhos de Portugal, que apresentará o case “As vinhas do progresso: O caminho percorrido pela Rota da Bairrada na consolidação do turismo relacionado com a área vitivinícola”.

Para o presidente da Comissão, deputado Ivan Naatz, esta experiência pode ser aproveitada pelo setor do enoturismo catarinense em função das  características regionais semelhantes e  pela forma como iniciou a revitalização do comércio do vinho português, que também sofre com os mesmos problemas de concorrência tributária com os vinhos dos países vizinhos. “Há inclusive o debate de uma proposta para  implantação da Zona Franca de impostos do enoturismo”, antecipa o parlamentar.

Programação

08h00 as 08h30 – Recepção e  Credenciamento

08h45 as 09h00 – Abertura Oficial

09h00 as 09h45 – Palestra “Turismo em Santa Catarina”, com o deputado estadual Ivan Naatz

09h45 as 11h00 – Palestra Enoturismo, com a ex-deputada federal de Portugal, Lilian Ana

11h00 as 11h30 –  Palestra Vinhos de Altitude e o Turismo, com o presidente da Associação de Vinicultores de Altitude João Bassetti

11h30 as 12h00 – Palestra “A Princesa da Serra”, com o prefeito de Lages, Antônio Ceron

12h00 as 13h30 – Almoço

13h30 as 14h00 – Palestra Turismo em Urubici, com Markinhos Zilli

14h00 as 14h30 – Palestra Coxilha Rica, com Robério Bianchini

14h30 as 15h00- Palestra Turismo e o comércio na Serra Catarinense, com o superintendente da Fecomércio SC, Renato Barcellos

15h00 as 15H30 – Turismo na cidade da Neve, da maçã e do Vinho de Altitude, com o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes

15h30 às 16:00 – Leitura e Aprovação da Carta de Instância de Governança Amures/Conserra

16h00 as 17h30 – Debate

18h00-  Encerramento do Seminário “Perspectivas do Turismo na Serra Catarinense”

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Banco Central destaca a importância da digitalização da moeda na redução do crime financeiro

A digitalização da moeda refere-se ao processo de converter o dinheiro físico, como cédulas e moedas, em uma forma eletrônica ou digital

Economia

Antecipação do 13º do INSS deve movimentar R$ 1,6 bilhão em SC

Primeira parcela deve ser paga a partir desta quarta-feira (24)

Economia

SC se mantém como o estado com a melhor distribuição de renda no Brasil

Com economia diversificada, altos índices de emprego e população bem qualificada, o estado lidera ranking de sustentabilidade social

Economia

Sicredi Vale Litoral SC destina mais de R$ 27 milhões de resultados aos seus associados

Cooperativa devolve aos seus associados a participação dos seus resultados com base nos produtos e serviços utilizados no último ano

Economia

Itapema comemora 62 anos como uma das principais economias de Santa Catarina

Além do crescimento econômico, a cidade se destacou pelos avanços na infraestrutura, saúde, mobilidade urbana, segurança e educação

Mais notícias

Segurança

VÍDEO: Cachorro morre durante falha no transporte de companhia aérea

O pet, que deveria ser enviado de Guarulhos para Sinop, Mato Grosso, foi erroneamente embarcado para Fortaleza