keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Pesquisa revela que metade dos comércios de Balneário Camboriú não demitiu em abril

levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL BC) indicou que, apesar das portas terem sido fechadas por quase um mês, quase metade dos entrevistados (48,5%) não dispensou colaboradores no mês de abril e 63,6% não pretende demitir em maio.

86b04d5e84f64abb9a3c42a01addc38b Visor Notícias
Renato Igor/NSC

 

Um levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL BC) indicou que, apesar das portas terem sido fechadas por quase um mês, quase metade dos entrevistados (48,5%) não dispensou colaboradores no mês de abril e 63,6% não pretende demitir em maio. “O que estamos observando é que, com criatividade e coragem, os empresários estão se reinventando e buscando alternativas para geração de receita em seus negócios”, explica Rafael Bittencourt, vice-presidente da CDL BC. 

No entanto, para 90,9% dos entrevistados, o faturamento sofreu redução no mês passado. Para 63,6% do comércio local, em especial pequenas e médias empresas, as vendas cairão em maio. De acordo com Rafael, mesmo com a reabertura do comércio local na metade de abril, muitas pessoas estão resguardadas em suas casas, saindo somente quando necessário. “Por mais que as empresas estejam adotando medidas preventivas ao contágio, os clientes estão resistentes para ir às compras, principalmente por restrições no orçamento familiar e por mudanças significativas nos hábitos diários, como lazer e trabalho”, explica.

Ele lembra que o setor está passando por um momento de muitas incertezas, principalmente no que se refere ao impacto econômico, desemprego e crescimento de contágios. “Por isso, estamos constantemente monitorando o comportamento do comércio da nossa cidade, assim como as medidas adotadas para a prevenção do contágio pela Covid 19”, completou. 

Na opinião do vice-presidente da entidade, com o controle dos contágios e a adoção de hábitos de prevenção, gradativamente, as pessoas vão se sentindo mais confiantes para retomarem sua vida cotidiana e, consequentemente, voltar a consumir no comércio local.

Fluxo de caixa

Equilibrar o fluxo de caixa e manter o emprego, neste momento, é um grande desafio para qualquer empresário. “A grande maioria está sacrificando seu caixa para manter o emprego de seus colaboradores”, diz. Na avaliação de Rafael, algumas empresas não irão suportar por muito tempo, caso não ocorra um aumento em suas receitas. “Com as receitas comprometidas pela significativa diminuição da demanda, o caminho consiste em cortar despesas e custos de maneira mais profunda. A busca por novas formas de comercialização e distribuição como o e-commerce e o delivery são alternativas para equilibrar o fluxo de caixa”, acrescenta. 

A redução da jornada de trabalho se tornou uma das alternativas para 61,5% dos empresários entrevistados pelo levantamento. Rafael lembra que as empresas investem tempo e dinheiro na formação da sua equipe de trabalho, que é um ativo muito importante “No momento em que o governo facilita a redução da jornada de trabalho a fim de preservar os empregos e amenizar os custos com a folha de pagamento, tal alternativa deve ser realmente levada em consideração”, destaca.

 Números do Termômetro de Balneário Camboriú (abril):

 

– 78,8% dos entrevistados são do Centro

 

– 63,3% acreditam que as vendas cairão em maio

 

– 90,9% não contratou no mês de abril

 

– 92,4% não pretendeu contratar em maio

 

– 48,5% não dispensaram colaboradores em abril

 

– 63,6% não pretendem dispensar colaboradores em maio

 

– 55,4% não suspenderam contratos de trabalho

 

– 61,5% reduziram jornada de trabalho

 

– 90,9% das empresas tiveram redução de faturamento

 

– 54,5% não procuraram crédito em abril

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Empresa alemã inaugura fábrica de R$ 100 milhões em Santa Catarina

A nova unidade conta com um espaço industrial de 5,7 mil metros quadrados e um bloco administrativo de 1,8 mil metros quadrados

Economia

Grupo Koch inaugura loja em cidade da Grande Florianópolis

O Komprão inaugurado nesta quarta-feira (27) é 67ª unidade da empresa em SC

Economia

Jorge Goetten defende que o programa ‘Perse’ permaneça até 2027

Originalmente, o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos foi criado para auxiliar as empresas com as perdas durante a pandemia da Covid-19

Economia

Inflação impacta Páscoa com aumento de até 39% em alguns produtos

A cesta com itens tradicionais desse período festivo subiu 9,29% entre março de 2023 e fevereiro de 2024

Economia

Catarinenses ficam a um número de levar o prêmio de R$ 120 milhões pela Mega-Sena

Quatro ganhadores da quina são de SC, das cidades de Florianópolis, São José, Blumenau e Vidal Ramos

Mais notícias

Geral

Homem invade campo de futebol e ameaça crianças com pedaço de pau

Testemunhas, incluindo um pai descreveram a cena como perturbadora

Eleições

Juliana Pavan se posiciona como oposição e defende mudança em Balneário Camboriú

A pré-candidata a prefeita de Balneário Camboriú esteve na décima primeira edição do Visor Eleições 2024, que irá entrevistar todos os pré-candidatos pelas próximas semanas