keyboard_backspace

Página Inicial

Meio Ambiente

Pesquisa nacional aponta que Santa Catarina reduziu em 12% o desmatamento da Mata Atlântica

Outro indicativo positivo é que nenhum município catarinense figurou na lista dos 20 municípios com maior desmatamento em área de mata

Meio Ambiente SC
Foto: Adrio Centeno/IMA

De acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, coordenado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento do bioma em Santa Catarina apresentou uma queda de 12%. O levantamento considera o período de julho de 2023 a junho de 2024, em comparação com o ano anterior. A redução é ainda mais relevante, tendo em vista que, no período de julho de 2022 a junho de 2023, o Estado já havia registrado uma diminuição de 86%.

Outro indicativo positivo é que nenhum município catarinense figurou na lista dos 20 municípios com maior desmatamento em área de mata, o que demonstra uma dispersão das ocorrências e menor pressão localizada.

“Santa Catarina tem mostrado que é possível crescer com responsabilidade ambiental. A nova redução no desmatamento da Mata Atlântica é fruto de um trabalho sério, que combina o uso de tecnologia, fiscalização eficiente e políticas públicas bem direcionadas. O meio ambiente é mais uma área em que os catarinenses demonstram seu compromisso e protagonismo, assim como já é com o nosso agronegócio, no comércio exterior e na produção industrial. Trabalhamos com equilíbrio, conciliando crescimento econômico com responsabilidade ambiental, o que garante um desenvolvimento verdadeiramente sustentável”, disse o governador Jorginho Mello.

Para a presidente do IMA, Sheila Meirelles, a continuidade na redução do desmatamento é um aspecto muito positivo, relacionado à conscientização da população e ao investimento estratégico em tecnologias avançadas de monitoramento remoto, desenvolvidas pelos técnicos do Instituto para auxiliar na fiscalização.

“A integração entre tecnologia, gestão e conscientização da sociedade tem sido fundamental para alcançarmos resultados concretos na proteção do meio ambiente. O uso de sistemas que alertam sobre o desmatamento ilegal e a produção de dados com referência espacial são importantes tanto para a fiscalização quanto para um licenciamento ambiental eficaz, fortalecendo a tomada de decisões”, enfatiza Sheila.

O IMA tem utilizado geotecnologias para modernizar os processos de licenciamento, auditoria e fiscalização, desenvolvendo internamente ferramentas digitais com o apoio do governo estadual para análise espacial e supervisão remota. Com o uso de imagens de satélite e sobrevoos com drones, é possível vistoriar áreas de difícil acesso, assegurando processos mais precisos e alinhados à realidade em campo.

Para reforçar a fiscalização contra o desmatamento ilegal, sistemas de monitoramento emitem alertas frequentes sobre mudanças na cobertura vegetal, viabilizando ações imediatas em áreas críticas da Mata Atlântica. “Essa política é coordenada pela Gerência de Informações Ambientais e Geoprocessamento, que opera uma sala de monitoramento em tempo real, integrando diversas variáveis ambientais para uma resposta rápida a emergências.” conta o diretor de Controle, Passivos e Qualidade Ambiental do IMA, Diego Hemkemeier Silva.

Em breve, o IMA lançará soluções como a infraestrutura de dados espaciais SiGEO, que reunirá todas as ferramentas e dados geoespaciais em um único ambiente.

TwitterEmailWhatsApp

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Meio Ambiente

Descarte irregular de tinta é flagrado no Rio das Oliveiras em Itapema

Suspeita é de que o material tenha sido jogado por trabalhadores que limpavam equipamentos de obras na região

Meio Ambiente

Caminhão é flagrado despejando resíduo no Rio Perequê em Itapema

Guarda Municipal e FAACI atuaram após denúncia de descarte irregular; caso será investigado como crime ambiental

Meio Ambiente

Mancha de óleo em rio preocupa moradores e ameaça espécies marinhas

Óleo vazou de um tanque com aproximadamente 20 mil litros de diesel

Meio Ambiente

Porto Belo mantém todos os pontos próprios para banho, segundo relatório do IMA

As análises foram divulgadas no mais recente relatório, publicado na última sexta-feira (2)

Meio Ambiente

Itapema começa nova edição do Projeto Óleo Solidário

Ação envolve escolas municipais e premia turmas que mais arrecadarem óleo de cozinha usado; recursos serão destinados à APAE e projetos sociais

Mais notícias

Saúde

Vale do Itajaí e a Foz do Rio Itajaí não têm nenhum leito de UTI disponível para adultos

Outras cinco áreas do estado estão próximas do limite; casos respiratórios aumentam pressão sobre os hospitais

Tempo

Circulação marítima mantém céu nublado no litoral de SC na quarta-feira

Dia será de tempo firme no interior, com chance de chuva fraca e temperaturas amenas nas áreas litorâneas