keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Pesquisa aponta data para nova onda de Covid-19 em Santa Catarina

SC segue em alerta com o aumento de casos da Covid-19 após festas de fim de ano

Foto: Ilustrativa

Estudos do IHME (The Institute for Health Metrics and Evaluation) apontam que o Brasil e Santa Catarina devem enfrentar uma nova onda em meados de fevereiro. Segundo as projeções do centro de pesquisa global ligado à Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o novo pico da doença deve ocorrer nesse período. 

Santa Catarina segue em alerta com o aumento de casos da Covid-19 após as festas de fim de ano. Por conta disso, hospitais e unidades de saúde ficaram completamente lotadas no estado e em todo país. Mas, Apesar de existirem muitas variáveis, como a porcentagem de pessoas usando máscara corretamente e a taxa de cobertura vacinal, é possível dizer que a previsão se concretize, segundo a epidemiologista e professora da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) Fabiana Schuelter Trevisol.

“É difícil predizer com exatidão. Contudo, a exemplo de outros países, é possível sim que tenhamos o ápice durante fevereiro, com queda dos índices nos meses seguintes”, afirma. No site do instituto, o cenário da pandemia no Brasil e Santa Catarina pode ser visto até maio. Conforme a professora, também é possível que a pandemia perca força depois da próxima onda, mas “é necessária alta taxa de cobertura vacinal mundial para evitar o surgimento de novas cepas”. Além disso, a periodicidade das doses de reforço contra a Covid-19 ainda deve ser estudada.

Novas variantes

A probabilidade de novas variantes de preocupação surgirem neste ano é uma “pergunta para qual não há resposta”. Segundo a epidemiologista, os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que muitos países estão com baixos índices de vacinação, o que contribui para que a pandemia se perpetue.

“Países como Etiópia (3,5%), República Democrática do Congo (0,19%), Zâmbia (3,55%), Angola (13,81%), Rússia (46,9%) e tanto outros países com baixos índices de vacinação, isso cria a possibilidade real de a pandemia continuar com o surgimento de novas cepas mutantes”. Assim, elas “podem ser mais ou menos virulentas, com maior ou menor potencial de disseminação”, diz. A profissional reforça que enquanto não houver cobertura vacinal elevada em todos os países, o fim da pandemia pode atrasar

“De todo modo, tudo leva a crer que teremos que continuar convivendo com a COVID-19, talvez do mesmo modo que convivemos com a Influenza. A vacinação vai garantir que se torne endêmica, com poucos casos graves e óbitos anuais”.

Situação em Santa Catarina

O Estado ultrapassou a marca dos 75 mil casos ativos da Covid-19. Os números foram divulgados no boletim do governo do Estado neste domingo (30). Ao todo, os casos diagnosticados da doença passam 1,4 milhão desde o início da crise sanitária. Nesta última atualização foram oito mortes confirmadas pela doença. No geral, Santa Catarina registrou 20.550 óbitos pela doença. A taxa de letalidade atualmente é de 1,43%. As informações são do Portal ND+.

Fonte: ND+

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Coronavírus

Maiores de 40 anos já podem tomar segunda dose de reforço em SC

O Ministério da Saúde também atualizou os esquemas vacinais de quem recebeu a dose da vacina da Janssen.

Coronavírus

Governo libera compra de vacinas contra covid pela iniciativa privada

Medida provisória não trará prejuízos ao Plano Nacional de Vacinação

Coronavírus

Aplicação da quarta dose para idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde começa nesta terça-feira em Itajaí

Imunizante estará disponível nas 30 unidades de saúde do município, de acordo com estoque

Coronavírus

Dia D imuniza pessoas contra Covid-19 e gripe em Balneário Camboriú

Até o momento, 86% da população vacinável do município recebeu as duas doses contra Covid-19 e 43% da população maior de 18 anos tomou a dose de reforço

Mais notícias

Segurança

Idoso morre atropelado por jovem que empinava moto em Camboriú

O idoso chegou a ser atendido pelo Corpo de Bombeiros e levado a um hospital da região

Segurança

Mulher fica ferida após cair e ser atropelada por trator em SC

Conforme relatos, a vítima caiu na frente da roda traseira e foi atropelada na sequência