keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Pescadores registram primeiro grande lanço de cardume da temporada da tainha em BC

A pesca da tainha é um dos tesouros do patrimônio cultural, reconhecida em lei municipal e estadual.

X
Fotos: Vitor Hugo Serpa

Na manhã desta quarta-feira (16), foi registrado o primeiro grande lanço de cardume da temporada da pesca da tainha em Balneário Camboriú, que iniciou no dia 1º de maio. No Rancho de Taquaras, na Praia de Taquaras, voluntários se reuniram para ajudar os pescadores a içar as quatro redes que estavam no mar. Ao todo, foram arrastadas 4.520 tainhas.

O pescador Jair Euflorzino se emociona ao falar da safra. “Para nós, que nascemos e crescemos pescando tainha, é comovente presenciar o primeiro grande cardume da temporada e, ainda por cima, presenciar toda a comunidade ajudando”, conta. “Ano passado não chegou a mil peixes durante toda a safra. Com hoje, somamos mais de cinco mil tainhas pescadas”.

Jair, que é filho de Eládio, o pescador mais antigo de Taquaras reconhece o trabalho da equipe de Fiscalização Ambiental. “Todo esse pessoal tem feito um trabalho incrível fiscalizando a pesca irregular, o que proporciona a nós pescadores uma temporada mais segura e eficiente”, compartilha.

A pesca da tainha é um dos tesouros do patrimônio cultural, reconhecida em lei municipal e estadual. Ela é fruto de um esforço coletivo da comunidade, que envolve o conhecimento empírico sobre a natureza, o fazer a malha da rede, uso das canoas tainheiras, feitas de um pau só de guarapuvu. Algumas destas canoas são centenárias e passam de pai para filho por muitas gerações.

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural, tem apoiado esta manifestação, com estruturas como tendas, material informativo e divulgação. A temporada de pesca da tainha compreende o período de 1º de maio até 31 de julho.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Tristeza! Criança grava vídeo pedindo para as pessoas não envenenarem animais após ter o gato morto

Um relato emocionante foi feito pelo pequeno Murilo, morador de Rio Negrinho, após seu gato, o Biscoito, ter sido envenenado e morrer. “Oi gente, vocês podem ver como eu estou vermelho né. É que meu […]

Geral

O que se sabe sobre a cobra-rei que apareceu em vídeo tentando atacar bebê

Esses repteis ainda costumam se deslocar lentamente ou ficam até à espreita

Geral

Mutirão com 30 mergulhadores e 50 voluntários recolheu até fogão e pneus do mar de Bombinhas

Com esta última etapa, o projeto chega a marca de 110,7 toneladas de lixo retiradas do fundo do mar, praias e costões

Geral

É falso que o governo de Santa Catarina tenha aumentado o imposto da gasolina

Circulam nas redes sociais informações falsas de que o Governo do Estado de Santa Catarina teria aumentado o imposto da gasolina. As publicações contêm informações falsas, incompletas ou enganosas. A alíquota do ICMS que incide […]

Geral

Homem caminha 800 quilômetros até SC para tentar realizar sonho de conhecer Luciano Hang

Empreendedor que mostrar para Hang os produtos que ele desenvolve no interior de SP

Mais notícias

Geral

Tristeza! Criança grava vídeo pedindo para as pessoas não envenenarem animais após ter o gato morto

Um relato emocionante foi feito pelo pequeno Murilo, morador de Rio Negrinho, após seu gato, o Biscoito, ter sido envenenado e morrer. “Oi gente, vocês podem ver como eu estou vermelho né. É que meu […]

Segurança

Carro com duas pessoas capota em Navegantes

Ao chegar no local, a guarnição constatou que se tratava de um veículo com duas vítimas ainda no interior do veículo