Pescadores de Piçarras recebem kits para pesca artesanal
Itens são essenciais para a atividade da profissão na epoca do defeso, quando a pesca do camarão fica proibida por lei
Divulgação
às 11h45m Autor Silvio Matheus
Mais de 60 pescadores artesanais de Balneário Piçarras foram contemplados com o Kit Pescador. A entrega dos itens adquiridos pela Secretaria de Obras, no âmbito do Departamento de Agricultura e Pesca, aconteceu nesta quinta-feira, no auditório da prefeitura.
“A doação integra o Programa de Auxílio ao Pescador Artesanal, com a entrega de um par de bota, um conjunto de oleado, contendo uma calça e uma blusa, uma lata de tinta envenenada marítima e outros itens considerados essenciais para a profissão”, explicou o secretário de Obras, Orli Carlos Ferreira Júnior.
O programa é regulamentado pela Lei Ordinária nº 013/2019, que prevê o benefício a pescadores com renda per capita não superior a dois salários mínimos, considerados para este cálculo todos os membros da família, que residam no município há pelo menos seis meses e sejam ativos na atividade da profissão.
“A lei garante o direito dos pescadores todos os anos, para que sejam feitas as reformas das embarcações e para prepará-los para o ano de trabalho. Hoje, estamos em período de defeso do camarão 7 barbas, quando temos maior número de pescadores em reforma das embarcações se preparando para começar a trabalhar em 1º de junho”, explica a Chefe de Atividades Pesqueiras, Thalia Klabunde.
A solenidade de entrega foi acompanhada por secretários municipais, vereadores e pela presença do deputado estadual Ivan Naatz (PL), que destinou R$ 700 mil em emendas parlamentares para a pesca artesanal de Balneário Piçarras.
“Fiquei feliz com o convite do prefeito Tiago Baltt para participar desta ação de governo e aproveitar o momento para reforçar a minha parceria com os pescadores de Balneário Piçarras e região”, comentou o deputado.
O prefeito Baltt explicou as próximas ações voltadas a melhoria das estruturas da região da Colônia de Pescadores, como a construção da carreira para puxada de embarcações, a construção de um galpão com a emenda do deputado Naatz e participação mais ativa da prefeitura no dia a dia da Colônia.
“Pescador, comigo, não fica à deriva. Vocês podem contar comigo. É o segundo ano consecutivo que fazemos essa ação e já estamos planejando a entrega dos kits para o ano que vem”, disse o prefeito.
Fonte: Visor Notícias
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
O MPF pediu à Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) que apresente os percentuais de conclusão das obras em sete de janeiro de 2021 e em 20 de fevereiro de 2020, destacando eventuais alterações no cronograma de conclusão