O eclipse solar anular, conhecido como “Anel de Fogo“, será visível de forma parcial em Santa Catarina na tarde desta quarta-feira (2). O Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², em Criciúma, organizou uma programação especial para a observação do fenômeno, que ocorrerá das 16h45min às 18h35min.
Na região de Criciúma, espera-se que 30% do sol seja coberto pela sombra da Lua, desde que as condições climáticas sejam favoráveis. O parque irá distribuir óculos especiais para a observação segura do eclipse.
Além disso, às 18h30min, será exibido o filme “Sol, a nossa estrela”, encerrando as atividades programadas para o evento.
Eclipse Solar Parcial
O eclipse solar acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, projetando uma sombra sobre parte do planeta. O eclipse desta quarta-feira será parcial, com apenas uma parte do Sol visível. Em Santa Catarina, o fenômeno não formará o famoso “Anel de Fogo”, mas se parecerá mais com uma “bolacha mordida”.
A observação do eclipse deve ser feita com proteção adequada, pois a radiação solar pode causar danos irreversíveis à visão. Além disso, não é recomendado apontar a câmera do celular diretamente para o Sol, pois a alta luminosidade pode danificar o sensor do aparelho.
Para garantir a segurança dos observadores, é recomendado o uso de filtros de vidro de solda. No parque astronômico, óculos de proteção serão fornecidos gratuitamente aos visitantes, assegurando uma visualização segura do fenômeno.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.