keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Para Mandetta ‘desrespeito ao isolamento é inspirado no presidente’

Ex-ministro da saúde, Mandetta disse que SC vive transmissão intensa do coronavírus

498e3969c7a33029e6f0ce0dc1225d6f Visor Notícias

Santa Catarina enfrenta uma fase de “transmissão intensa” do novo coronavírus e a aceleração do contágio deve seguir até meados do próximo mês. É o que afirma o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que concedeu entrevista à colunista Dagmara Spautz, da NSC, em parceria com o repórter Guilherme Simon. “Eu acredito que vocês [em Santa Catarina] passam julho e passam um bom período de agosto até virem para uma situação de chegar próximo ao nível em que esse vírus consegue ter um pouco mais de equilíbrio com o sistema imunológico das pessoas”, disse.

Mandetta lembrou que, ainda ministro, alertou que o país viveria “20 semanas muito duras”, o que soma cinco meses de pandemia. “Seria o tempo do Brasil, e suas diferentes regiões, entrar em contato, achar um ponto de equilíbrio e poder passar esse primeiro ciclo da doença”, avalia. Depois disso a tendência, segundo o ex-ministro, é que as regiões tenham “pequenos surtos locais”, até que haja uma vacina ou um medicamento eficaz. Defensor das medidas de isolamento social, um dos motivos principais de atritos com o presidente Jair Bolsonaro, resultando na demissão do médico em abril, para Mandetta se há risco de colapso no sistema de saúde, o Estado deve ser encaminhado para medidas mais drásticas.

“Se vocês estiverem tendo casos numa velocidade tamanha, que vocês não consigam garantir que as pessoas vão ter acesso a tratamento, e isso pode chegar a um ponto de não dar acesso para infarto, para acidentado, isso pode fazer um colapso total. Aí, não me parece que seria responsável falar em qualquer tipo de movimentação. Essas são as situações que te levam a propor redução”. O ex-ministro diz que não é possível falar quando ocorrerá o pico da pandemia. Questionado pelo repórter Guilherme Simon sobre a falta de adesão dos catarinenses às medidas de isolamento social, o ex-ministro cutucou: disse que o desrespeito é “inspirado no presidente da República” e que o negacionismo tem feito o Brasil pagar um preço alto em relação à imagem na comunidade internacional. Mandetta também foi crítico a mudanças estabelecidas no Ministério da Saúde desde que a saída de Nelson Teich, quando a pasta foi assumida pelo general Eduardo Pazuello.

A principal crítica foi em relação à falta de medicamentos anestésicos, para o procedimento de intubação de pacientes nas UTIs. Santa Catarina é um dos estados onde os medicamentos estão em falta. “Trocou a equipe inteira (do Ministério da Saúde). As pessoas que entraram não têm conhecimento do histórico. No meio de uma pandemia, você trocar todo mundo, uma equipe inteira é no mínimo irresponsável e inconsequente. Nessa somatória de decisões equivocadas a gente está colhendo o que a gente está presenciando aí. É um Ministério da Saúde ausente”, comenta.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Brasil

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

Inscrições poderão ser feitas de 5 a 12 de abril

Brasil

Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de 2024

Escola levou para a Marquês da Sapucaí o enredo “Arroboboi, Dangbé”; é o terceiro título da agremiação

Brasil

Rio do Sul enfrenta nova enchente e monta abrigos para população

O nível do rio alcançar 7,59 metros no final da manhã

Brasil

Obra para remover sal da água do mar pode danificar cabos submarinos e deixar Brasil sem internet

Operadoras temem que usina danifique cabos de telefonias que partem da Europa e África para Fortaleza

Brasil

STF conclui julgamento a favor do piso da enfermagem no setor público

Pagamento do piso no setor privado fica condicionado a negociação

Mais notícias

Utilidade Pública

Cartórios eleitorais ampliam horário de atendimento até 8 de maio

A ação visa facilitar o alistamento e a regularização do título de eleitor; confira como agendar o atendimento:

Trânsito

BR-101 será interditada nesta quarta-feira para detonação de rochas

O procedimento acontece nesta quarta-feira (24), a partir das 13h, afetando o trecho entre os quilômetros 328 e 329, na região de Capivari de Baixo