keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Paciente de Manaus recebe alta após tratamento em SC

O paciente perdeu o pai, quando o sistema de saúde de Manaus colapsou e houve problemas com respiradores

X
Divulgação

Mais um paciente de Manaus poderá voltar para casa após se recuperar da Covid-19 e receber alta médica do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis. Maiquel Loiola, 43 anos, foi um dos pacientes de Manaus que desembarcaram em Santa Catarina no final de janeiro.

Ele chorou ao lembrar de quando chegou ao estado. “A sensação era de alívio e esperança. E, desde o início, foi algo diferenciado – o que recebi dos profissionais. Não conseguir se mexer e alguém te dar banho, pegar no colo, como aconteceu com alguém que considero meu anjo da guarda, a Manu (profissional da unidade). Eu nunca vou esquecer. Sou um cara que sempre cuidei da saúde, da alimentação e passei 30 dias lutando para viver. Emociona”, descreveu. 

O paciente perdeu o pai, quando o sistema de saúde de Manaus colapsou e houve problemas com respiradores. “O meu pai morreu nos meus braços. Antes, a gente escutava sobre quem tinha Covid ou quem morria, mas depois foi ficando mais próximo. Até chegar na nossa família”, lamentou. 

O grupo ao qual Maiquel fazia parte chegou a Florianópolis na madrugada do domingo, 31 de janeiro, em jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB). Por conta da grave crise enfrentada no estado amazonense, com o sistema de saúde colapsado e falta de insumos para o tratamento da Covid-19, Santa Catarina ofereceu auxílio para o tratamento dos doentes. Na semana passada, outros três pacientes receberam alta médica e já retornaram para o Amazonas. 

André Carlos Chaves, 40 anos, e Ana Simone Assunção, 45, embarcaram na noite de quarta-feira, 10, e Ruth Vieira de Araújo, voltou para casa na quinta-feira, 11. Maiquel é o quarto a receber alta para poder rever a família.

Todos agradeceram a dedicação dos servidores do Hospital Nereu Ramos. 

A ação humanitária criada para atender aos pacientes de Manaus foi deflagrada no final de janeiro. De acordo com o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, a ajuda foi possível devido ao planejamento do Governo do Estado, que proporcionou o incremento da oferta de leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 no Estado em mais de 160%.

“O resultado de todo esse trabalho e esforço coletivo é o que nos permite, neste momento, estender a mão para apoiar quem está passando por sérias dificuldades causadas por esta grave crise sanitária”, aponta. 

Outros sete pacientes seguem internados no estado. Todos estão na enfermaria e devem receber alta nos próximos dias.

Fonte: Visor Notícias

Coronavírus

Filha divulga últimas mensagens da mãe antes de morrer com Covid-19

“Ela nunca vai ver eu me formar”, escreveu Giulia no Twitter.

Coronavírus

Governo da Bahia aluga contêineres para armazenar corpos em hospitais

Equipamentos serão distribuídos entre algumas unidades de saúde e hospital de campanha

Coronavírus

VÍDEO: Homem com Covid-19 é preso após contaminar maçanetas de carros em duas cidades

Câmeras flagraram homem tentando contaminar maçanetas de carros

Coronavírus

Idosos com mais de 75 anos já podem agendar a imunização contra Covid-19 em Brusque

As vacinas serão aplicadas nos dias 5, 8 e 9 de março, no Centro de Vacinação da Unifebe

Coronavírus

Transmissão comunitária de nova variante da Covid-19 em SC é investigada

Pacientes não viajaram nas últimas semanas, o que aponta para casos autóctones

Mais notícias

Geral

Desenvolvimento Social entrega seis câmaras frias para agricultura familiar no Oeste

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social entregou seis câmaras frias para a agricultura familiar para Chapecó, Pinhalzinho, Bom Retiro, Lages, Canelinha e Xanxerê – uma para cada município. Os equipamentos são para modernizar as […]

Geral

Brasil é o país com maior número de vítimas de roubo de dados na internet

O percentual de usuários brasileiros que tentou abrir pelo menos uma vez links enviados para roubar dados representa 19,9%