keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Outros coronavírus capazes de infectar células humanas são encontrados

Virologistas já têm um novo alerta: este pode não ter sido o último vírus da espécie a causar uma epidemia

X
Foto: ItamarCrispim/ Fio Cruz Covid-19: Fiocruz amplia capacidade nacional de testagem

Um ano após o primeiro caso confirmado de Covid-19, ainda não se sabe exatamente como, quando e onde o coronavírus contaminou os primeiros humanos e pulou de morcegos para pessoas. Virologistas chineses, no entanto, já têm um novo alerta a fazer: este pode não ter sido o último vírus da espécie a causar uma epidemia.

Segundo o jornal britânico The Guardian, durante um seminário, onde participaram várias autoridades, inclusive da Organização Mundial de Saúde (OMS), a virologista Shi Zhengli afirmou que sua equipe encontrou outros coronavírus capazes de infectar células humanas em morcegos-ferradura. A cientista trabalha no Instituto de Virologia de Wuhan, que identificou os primeiros casos de infecção pelo Sars-CoV-2.

Segundo ela, os morcegos-ferradura contaminados foram encontrados no sul da Ásia. Este tipo de animal costuma ter vários coronavírus, mas não é afetado pela maioria deles e os micro-organismos não costumam ser capazes de infectar humanos. Shi classificou a descoberta como “muito surpreendente”.

“Esses vírus apresentam um alto risco de transmissão entre espécies para humanos”, explica a virologista. Para evitar uma nova pandemia, ela pede que a relação de proximidade entre homens e animais seja revista. A venda de animais silvestres é a principal preocupação dos especialistas: vários vírus, bactérias e fungos podem acabar contaminando humanos durante o contato.

Fonte: Metrópoles

Coronavírus

SC confirma 555.148 casos, 531.991 recuperados e 6.061 mortes por Covid-19

Dos 1.526 leitos de UTI existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 1.197 ocupados, sendo 509 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19

Coronavírus

Fiocruz libera neste sábado distribuição de vacina aos estados

Instituto fará checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem

Coronavírus

Denúncias de ‘fura-fila’ da vacina são investigadas em 8 estados

Para denunciar, é importante reunir o máximo de informações possível e enviar diretamente pelo aplicativo MPF Serviços.

Coronavírus

Distribuição de 2 milhões de doses de vacina deve começar neste sábado

De acordo com a Fiocruz as vacinas passarão por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem.

Brasil, Coronavírus

Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta

O governo da Índia liberou as exportações comerciais de vacinas contra a covid-19. As primeiras remessas serão enviadas na sexta-feira (22) para Brasil e Marrocos.

Mais notícias