keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Operação contra grupo que viabilizava construções irregulares cumpre mandado em Balneário Camboriú

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou na manhã desta quinta-feira (05) a Operação “Mecanismo Verde” para cumprir 35 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça em Florianópolis, Balneário Camboriú (01), São José e […]

WhatsApp Image 2020 11 05 at 07.19.51 4 Visor Notícias
Divulgação

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou na manhã desta quinta-feira (05) a Operação “Mecanismo Verde” para cumprir 35 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça em Florianópolis, Balneário Camboriú (01), São José e em Londrina (02), no Paraná.

A ação é da Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais (DRCA) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC). Trata-se de investigação para apurar a atuação de organização criminosa envolvendo em tese construtores civis, agentes políticos e servidores públicos municipais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SMDU), da Secretaria Municipal da Fazenda e da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM), os quais são suspeitos de articular mecanismo de corrupção para viabilizar as construções irregulares e ocupação desordenada do solo urbano em Florianópolis.

A investigação começou em 2019. Os crimes investigados são organização criminosa, corrupção, crimes ambientais, parcelamento irregular do solo urbano, crimes contra a economia popular e outros, ocorridos desde o ano de 2018.

A Capital do Estado tem um histórico de construção de loteamentos irregulares e de exploração imobiliária irregular, sustentada por supostas fraudes e suspeitas de corrupção nas atividades investigadas.

Essa atuação ilegal, além de acarretar sérios danos ao meio ambiente, proporciona um crescimento desordenado e um prejuízo imensurável à sociedade, pois o planejamento urbano e os serviços sociais disponíveis não acompanham o crescimento populacional, gerando bolsões de pobreza, ausência de saneamento básico e aumento da criminalidade. 

Além disso, adquirentes dos imóveis irregulares são ludibriados com a falsa promessa de futura regularização e individualização dos imóveis prometidas por corretores de imóveis e construtores, em servidões muitas vezes sequer reconhecidas oficialmente pelo próprio poder público municipal. Participaram da operação 120 policiais civis da DEIC, de Balneário Camboriú, da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis (DPGF) e policiais civis da PC-PR de Londrina.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Homem é morto ao tentar esfaquear policial em Chapecó

O caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira (24) no bairro Quedas do Palmital

Segurança

Incêndio destrói fábrica em Araquari; confira as imagens

A empresa fabricava tintas e produtos inflamáveis; o esforço para controlar as chamas durou aproximadamente cinco horas

Segurança

Adolescente que morreu afogado em Navegantes é identificado

“Não consigo imaginar nossa sala sem você. Cuida de nós aí, anjo lindo”, escreveu a professora de Antony

Segurança

Bebê sofre queimaduras de 2º grau durante banho em creche em Criciúma

Em outra creche da mesma rede, um bebê apresentou hematomas no rosto depois de ser mordido por um colega

Segurança

SC tem 80% dos assassinatos e solucionados superando índices Globais

O objetivo é que até 2026 a marca de 89% dos homicídios sejam esclarecidos

Mais notícias

Segurança

Homem é morto ao tentar esfaquear policial em Chapecó

O caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira (24) no bairro Quedas do Palmital

Segurança

Incêndio destrói fábrica em Araquari; confira as imagens

A empresa fabricava tintas e produtos inflamáveis; o esforço para controlar as chamas durou aproximadamente cinco horas