keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Operação combate desmatamento ilegal em reserva ambiental e área indígena de SC

O Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Polícia Civil, a Polícia Militar Ambiental, o Ibama, a Funai e o Batalhão Aéreo realizaram, em Doutor Pedrinho, no Médio Vale do Itajaí, a Operação Madeira de Lei […]

X
IMA/DIVULGAÃO/VISOR NOTÍCIAS

O Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Polícia Civil, a Polícia Militar Ambiental, o Ibama, a Funai e o Batalhão Aéreo realizaram, em Doutor Pedrinho, no Médio Vale do Itajaí, a Operação Madeira de Lei com o objetivo de desmantelar esquema de extração e venda ilegal de madeiras nativas na área de sobreposição entre a Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e a Terra Indígena Ibirama-Laklãnõ.

A operação vistoriou seis serrarias onde foram identificados mais de 100 m³ de madeira nativa sem origem confirmada, resultando em dois autos de infração, quatro notificações, uma apreensão e um termo de embargo. No local da sobreposição, foi possível verificar aberturas de estradas, diversas árvores cortadas, inclusive espécies ameaçadas de extinção como imbuia (Ocotea porosa) e canela-preta (Ocotea catharinensis).

Além da coibição dos crimes, a operação conseguiu colher mais informações, como o modo de operação dos grupos, o que será fundamental para acabar com o esquema de extração e venda ilegal de madeira nativa e garantir a conservação da Reserva Biológica do Sassafrás e da Terra Indígena.  

Reserva Biológica Estadual do Sassafrás

Criada em 04 de fevereiro de 1977, a Reserva tem uma área de 5.229 hectares, dividida em duas partes. A menor possui cerca de 1.361 hectares e está localizada na comunidade de Alto São João, no município de Benedito Novo. A maior possui cerca de 3.868 hectares e fica na comunidade de Alto Forcação, no município de Doutor Pedrinho.

O nome da UC faz referência à espécie arbórea (Ocotea odorifera), conhecida popularmente como canela-sassafrás ou simplesmente sassafrás, pertencente à família das Lauráceas. Presente em elevada abundância na região, a canela-sassafrás foi sobre-explorada a partir do início do século XX em função da qualidade da sua madeira para a construção civil e de sua grande capacidade de produção do óleo essencial Safrol, com aplicabilidades diversas para a farmacologia, cosmetologia e medicina, fatores que resultaram na sua inclusão na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção.

A Reserva abriga e protege rica biodiversidade de Santa Catarina. Além da fauna e da flora, está repleta de nascentes que formam belos vales de característica “encaixada”. Tais nascentes formam cursos d’água que abastecem os principais rios da região e que são importantes tributários do rio Itajaí.

Geral

Oceanic Atrativos parabeniza Grupo CCR pela concessão do Aeroporto Internacional de Navegantes

Grupo Oceanic possui hoje em Balneário Camboriú três atrativos: o Oceanic Aquarium, Classic Car Show e a Pizza do Pirata

Geral

Ministério Público Federal dá prazo para Casan solucionar novo vazamento de efluentes na Lagoa da Conceição

Após denúncia recebida pelo MPF, a procuradora da República em Santa Catarina Analúcia Hartmann oficiou a companhia, requisitando vistoria e providências imediatas para solução de um extravasamento em tubulação localizada abaixo do trapiche da Cooperbarco.

Geral

Liminar proíbe venda de unidades e publicidade de empreendimento sem registro imobiliário em Porto Belo

Caso a empresa mantenha a publicidade do empreendimento enquanto ele estiver em situação irregular, estarão sujeitos à multa de R$ 50 mil por dia de descumprimento da decisão judicial.

Geral

Preparem os casacos! Frio intenso é previsto para os próximos 15 dias em SC

Termômetros poderão registrar mínimas de até 3°C nas áreas mais altas do Estado

Geral

MPF alerta Prefeitura de Florianópolis sobre risco de indenização milionária por imóvel em área de preservação

Segundo o TRF4, não é permitido o enriquecimento pelo recebimento de verbas por áreas de preservação, que não podem ser utilizadas.

Mais notícias

Geral

Oceanic Atrativos parabeniza Grupo CCR pela concessão do Aeroporto Internacional de Navegantes

Grupo Oceanic possui hoje em Balneário Camboriú três atrativos: o Oceanic Aquarium, Classic Car Show e a Pizza do Pirata