keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

ONG realiza soltura de 10 pinguins em Florianópolis

Um grupo de 10 pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) voltou para o habitat natural, na manhã desta quarta-feira (14), na Praia do Moçambique, em Florianópolis. Este é o terceiro grupo a ser liberado este ano desde meados […]

1a72fc8b e4d2 49db be54 c13f64efd411 Visor Notícias
Foto: R3 Animal/Divulgação

Um grupo de 10 pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) voltou para o habitat natural, na manhã desta quarta-feira (14), na Praia do Moçambique, em Florianópolis. Este é o terceiro grupo a ser liberado este ano desde meados de outono, início da temporada anual de migração dos pinguins desde a Patagônia/Argentina.

As aves soltas haviam sido resgatadas no litoral catarinense entre junho e agosto, pelas equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e foram reabilitadas no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3Animal), em Florianópolis.

Das 10 aves, três foram resgatadas pela equipe do PMP-BS junto à Universidade de Joinville (Univille), na região de São Francisco do Sul. O Instituto Australis foi o responsável pelo resgate de duas aves, número igual ao resgatado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A equipe do PMP-BS junto a Universidade do Estado de SC (Udesc) resgatou três pinguins. Todas as instituições junto com a R3 Animal executam o PMP-BS no Estado.

O primeiro grupo liberado nesta temporada 2020, com 20 pinguins, ocorreu no dia 3 de agosto. A segunda leva ocorreu no dia 24 de agosto, com 13 pinguins. Em 2019, 67 pinguins foram reabilitados com sucesso e soltos pela R3 Animal. Todos os pinguins passaram por exames complementares, realizaram o teste de impermeabilização das penas e receberam um microchip com um número de identificação.

Os pinguins que encalham nas nossas praias, em sua grande maioria, são animais juvenis, estão em seu primeiro ano de vida e encaram pela primeira vez a longa viagem de migração.A falta de experiência dos jovens pode causar dificuldade em se alimentar, muitos se perdem dos bandos e ficam debilitados, encalhando nas praias. Há também aqueles que interagem com petrechos de pesca. Mesmo não sendo fauna alvo de pescarias eles podem ser capturados incidentalmente. É a chamada captura bycatch, ou seja, não intencional.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Com auxílio do Estado, família de pescadores recomeça após perder barco e redes em incêndio

Família de Penha recebeu apoio do governo de SC e conseguiu comprar equipamentos e nova embarcação

Geral

Na trave! Bolão e 4 apostas de SC acertam na quina da Mega-Sena

Cinco cidades registraram ganhadores na quina da Mega-Sena em Santa Catarina

Geral

“Clarinha”: Quem era a paciente que passou 24 anos em coma sem ser identificada

Em 2000, Clarinha foi atropelada e encaminhada ao hospital já desacordada. Ela não tem registro oficial e não recebeu visita de parentes ou amigos

Geral

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

Quem tiver o produto em casa deve parar de consumir imediatamente

Geral

 Mutirão da Família alcança 84% de acordos na comarca de Balneário Camboriú

No total, 90 audiências foram designadas para o período e ocorreram em sete salas do bloco de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Mais notícias