keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Oferta de ouro é maior no espaço e intriga cientistas

Um estudo divulgado essa semana indica que a quantidade de ouro fora da Terra é muito maior do que se pensava antes.

X

O estoque subterrâneo de reservas de ouro no planeta é estimado atualmente em cerca de 50 mil toneladas, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Mas existe um lugar com muito mais ouro, o que tem deixado os cientistas intrigados: o espaço, o universo. A quantidade é tão surpreendente que os cientistas também vêm tentando descobrir a origem desse material no universo há anos.

Um estudo divulgado essa semana indica que a quantidade de ouro fora da Terra é muito maior do que se pensava antes. A publicação, no Astrophysical Journal, mostra que o principal meio de formação de ouro no Universo, as colisões de estrelas de nêutrons, não é suficiente para explicar a quantidade do metal existente.

Para formar uma única partícula de ouro, é necessário formar núcleos atômicos compostos por 79 prótons e 118 nêutrons cada.

Isso significa que precisa haver uma fusão nuclear além da capacidade do ser humano. E embora exista no Universo, não é muito frequente e, principalmente, não em lugares próximos. A colisão de estrelas de nêutrons — corpos que são remanescentes de supernovas antigas ou grandes estrelas — têm a capacidade de criar essas partículas com um número maior de nêutrons do que prótons.Frutos de colisões no Universo, muitos meteoritos contendo ouro acabaram caindo na Terra quando o planeta estava em formação.

Fonte: BBC

Brasil

Radares escondidos ficam proibidos a partir do feriadão de Finados

Nova resolução do Contran entra em vigor no próximo dia primeiro

Brasil

Previsão de ciclone entre domingo e terça-feira deixa nove estados em alerta

Agência Nacional de Mineração (ANM) já emitiu alerta de emergência para deslizamentos em barragens

Brasil

Polícia Federal combate fraudes em sistema de controle e exploração de madeira

Operação Nó na Madeira cumpre mandados em três municípios do Amapá

Brasil

Internautas compartilham boato sobre a morte do goleiro Bruno

Hoje, Bruno, que é condenado por homicídio, defende o Rio Branco-AC

Mais notícias