keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Observatório Social de Balneário Camboriú vai monitorar atuação dos Conselhos Municipais

O objetivo é monitorar a formulação de políticas públicas, a definição de ações prioritárias, captação, administração e aplicação dos recursos públicos nas mais diversas áreas como saúde, educação, criança e adolescente e assistência social, por exemplo

Atividades e reuniões dos 26 Conselhos Municipais de Balneário Camboriú passarão a ser acompanhadas de perto por integrantes do Observatório Social da cidade (OSBC). O objetivo é monitorar a formulação de políticas públicas, a definição de ações prioritárias, captação, administração e aplicação dos recursos públicos nas mais diversas áreas como saúde, educação, criança e adolescente e assistência social, por exemplo. Além disso, o Observatório que ajudar a fortalecer a participação da sociedade civil organizada nessas entidades.

“Os conselhos de políticas públicas existem para concretizar a participação da sociedade nas decisões de governo. Infelizmente, muitas pessoas não conhecem ou não entendem sua importância para a democracia e nem sabem que podem participar. Acompanhar o que é decidido ali, é saber de antemão o que vai acontecer em áreas prioritárias da nossa cidade”, explicou o presidente do Observatório Social de Balneário Camboriú, Estácio Santos Pereira Filho.

A participação mais próxima do OSBC foi definida depois de uma reunião dos conselheiros com a diretora da Casa dos Conselhos da cidade, Ketlin da Rosa Talevi. Segundo ela, a participação da sociedade é essencial para a melhoria das políticas e dos serviços públicos. “A união da sociedade civil, sua atuação e controle social é o que fará evoluirmos nos serviços públicos. O nome do Observatório não é à toa, ele tem a responsabilidade de olhar, ver e acompanhar os gastos públicos. São voluntários que estão dispostos a fazer uma construção coletiva e que inclusive farão o acompanhamento e a observação da atuação dos conselhos municipais”, disse a diretora.

Segundo o presidente do OSBC, o nome dos conselheiros voluntários que acompanharão os conselhos já está definido e, em um primeiro momento, os conselhos de Saúde, Educação e Assistência Social serão priorizados. “São Conselhos que definem políticas essenciais e que lidam com um montante expressivo de verbas públicas que queremos acompanhar de perto”, disse Pereira Filho.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Vigilantes de trânsito e PM realizam operação contra transporte clandestino em Navegantes

O secretário da pasta, Joziel José Pereira, explica que constantemente, chegam denúncias no setor, relatando esse tipo de situação e que por isso, a Navetran e Polícia Militar trabalham para combater o problema

Cidades

Navegantes lança revista anual de transparência dos atos públicos

O periódico será lançado uma vez ao ano, sempre com dados do ano anterior

Cidades

Itajaí se mobiliza para enfrentar semana de frio intenso

Ativação de abrigo de inverno nesta terça-feira (17) e intensificação de abordagens sociais são algumas das ações planejadas para acolher população vulnerável

Cidades

Balneário Piçarras ativa abrigo de inverno para moradores em situação de rua

Secretaria de Assistência Social realizará trabalho de campo para localizar os moradores de rua

Cidades

Cães e gatos ficam órfãos após morte de protetora em SC

Cidade está mobilizada para ajudar na adoção dos animais

Mais notícias

Geral

Luciano Hang participa de reunião com o homem mais rico do mundo

O encontro será entre o presidente Jair Bolsonaro, empresários e ministros e acontece em um resort de luxo