keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Objeto em geleira do Alasca intriga e viraliza nas redes

OVNI ou miragem? ‘Imagem repercutiu na Web

X
Foto: Reprodução/Twitter

Um vídeo publicado pelo perfil oficial do parque Glacier Bay National Park and Preserve, no Alasca, parece revelar algo tão grandioso quanto inesperado: um objeto voador não identificado, flutuando sobre as águas da Baía dos Glaciares, na região sudeste do gelado estado dos EUA. O que em um primeiro olhar pode parecer uma prova interessante de um OVNI cruzando a paisagem do parque, em verdade não passa de uma simpática ilusão de ótica, como explica a própria postagem original, tendo a atmosfera terrestre funcionando como uma espécie de lente especial.

Tal efeito visual é conhecido como “Fata Morgana”, e se dá quando ocorre uma inversão térmica, ou o encontro de ares de diferentes densidades. “A atmosfera da Terra age como lentes refratárias, criando o efeito de miragem que se vê”, diz o post. A miragem é comum em montanhas altas, bem como na superfície das águas árticas, especialmente pela manhã, quando objetos que se encontram no horizonte – como ilhas, barcos ou icebergs – demonstram aparência alargada e elevada, como se estivessem esticados e até mesmo flutuando.

“O ar gelado e calmo se forma na superfície da água – então, se a densidade quente do ar empurra para baixo o ar gelado na superfície, a lente se cria”, segue a postagem. O texto esclarece que o fenômeno ocorre em dias quentes, de cerca de 21ºC ou mais, na Baía dos Glaciares, mas que não é exclusivo dos meses de verão. “A miragem reflete tudo que estiver no horizonte em uma faixa reflexiva na linha do horizonte, distorcendo formas nas linhas costeiras e nas ilhas”, conclui o post da página Glacier Bay National Park and Preserve.

Este e outros vídeos mostrando o fenômeno rapidamente começaram a ser compartilhados como possíveis registros de OVNIs no estado do Alaska, mas a ciência prontamente explicou o fenômeno. É comum que registros da miragem “Fata Morgana” sejam apresentados como imagens de ocorrências sobrenaturais ou de OVNIs, mas o fenômeno ótico da refração é comum e recorrente em todo o mundo – especulações sugerem que tal miragem pode ter provocado até mesmo o naufrágio do Titanic, confundindo o comandante a não desviar a rota na direção do Iceberg contra o qual o navio viria a colidir.

Fonte: Hypeness

Mundo

Mulher é presa suspeita de matar as três filhas de dois e seis anos

O marido da sul-africana foi quem encontrou as filhas mortas quando voltou para casa do trabalho

Mundo

Vídeo impressionante feito por bombeiros mostra lava engolindo casa

De acordo com os especialistas, há um volume de lava entre 17 milhões e 20 milhões de metros cúbicos

Mundo

Vulcão capaz de causar tsunami no Brasil entra em erupção na Espanha

Um vulcão entrou em erupção neste domingo (19) em La Palma, uma das ilhas do arquipélago espanhol Ilhas Canárias, lançando uma nuvem de fumaça e cinzas a partir do parque nacional Cumbre Vieja, no sul […]

Mundo

Menina de 2 anos e bebê são abandonadas em matagal na fronteira dos EUA

Elas foram encontrados quando agentes que estavam em um barco notaram "uma cor incomum" na margem do rio

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Vídeo: Gestão Lucrativa do Tempo é tema da Academia Imobiliária desta semana

No Mercado imobiliário SC, toda semana, nosso consultor, Estevão Guerreiro, apresenta dicas e alternativas para quem já atua no setor e quer vender ainda mais. É a nossa “Academia Imobiliária. Nesta semana o tema foi […]

Mercado Imobiliário

Vídeo: Itapema contará com novo hotel da rede Intercity Hotels

O foco é atender clientes dos mais diversos públicos, mas principalmente àquele hóspede que busca um bom custo benefício para se hospedar em um curto período de tempo.