keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

OAB Por Elas abre cadastro para voluntários atuarem em rodízio na pandemia

Programa oferece orientação jurídica e defesa na Vara da Família, gratuitamente, para mulheres de baixa renda vítimas de violência doméstica na Comarca de Camboriú

d639c79ac2732cc634b4c74c7e919bad Visor Notícias

O Programa OAB Por Elas está com cadastramento aberto para advogadas e advogados, inscritos na 43ª Subseção da OAB Camboriú, que desejam se voluntariar em defesa das mulheres vítimas de violência doméstica com representações na Vara da Família durante o período de pandemia.

Os atendimentos acontecerão em regime de Rodízio Emergencial e poderão ser realizados por meios eletrônicos, já que a sala da OAB Camboriú, situada na Delegacia da Polícia Civil, ainda encontra-se fechada para atendimentos presenciais como medida de controle da proliferação do vírus.

“Advogadas e advogados que se estiverem dispostos a atuar de maneira voluntária em defesa dessas mulheres de baixa renda (comprovadamente incapazes de arcar com os custos processuais e honorários advocatícios) devem seguir as determinações do edital, que pode ser solicitado por e-mail por meio do endereço [email protected]“, explica a coordenadora do Programa OAB Por Elas, Dra. Kátia Quintanilha Soares.

As inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira, dia 19, e seguem até o dia 23 de maio. A divulgação da lista de inscritos na ordem em que serão chamados será feita no dia 24/05.  Os advogados selecionados ficam proibidos de qualquer cobrança de honorários nos atendimentos feitos por meio do programa. As orientações completas constam no edital de divulgação, disponível também nas redes sociais da OAB Camboriú.

 

Mulheres estão ainda mais vulneráveis

Antes do final de abril, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos já havia constatado alta de quase 9% nas denúncias de violência doméstica realizadas no Disque 180. Segundo dados da ouvidoria do referido Ministério, entre 18 de março e 13 de abril, Santa Catarina foi o 4ª estado com maior número de denúncias (302), antecedido apenas por Minas Gerais (526), Rio de Janeiro (792) e São Paulo (1.492).

A Organização Internacional do Trabalho estima que mais de 90% dos trabalhadores domésticos, mais vulneráveis economicamente na crise, são mulheres. Estudos também indicam que em crises econômicas, como a de 2010 no Brasil, elas foram mais demitidas do que os homens. “É sabido que a situação de dependência financeira e emocional, bem como o isolamento doméstico, contribuem com o agravamento dos casos de violência. Por isso, o OAB Por elas torna-se ainda mais necessário”, reforça a presidente da OAB Camboriú, Dra. Maria de Fathima da Costa Santini Teles.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Trânsito

VÍDEO: Trânsito intenso no sentido Itapema a Porto Belo

Rota tem desvio pela ponte balsa para a construção da nova ponte

Geral

Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos no Brasil

Pelo menos quatro milhões de pessoas já utilizam o dispositivo no país