keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

OAB Camboriú adquire celulares para facilitar contato entre advogados e detidos em flagrante

Aparelhos ficarão disponíveis na delegacia de Camboriú

X
Foto: Pixabay/Divulgação

A OAB Camboriú adquiriu, nesta semana, dois celulares para facilitar o contato entre advogados da cidade e presos detidos em flagrantes durante a pandemia do novo coronavírus.

Os aparelhos ficarão disponíveis na Delegacia do Monte Alegre e na Central de Plantão Policial de Balneário Camboriú, que atende a comarca durante períodos de plantão. Com o início da crise sanitária, o Poder Judiciário teve que fazer adequações nos serviços presenciais, o que trouxe dificuldades para o acesso à defesa, principalmente em audiências de custódia.

A presidente da OAB Camboriú, Dra. Maria de Fáthima da Costa Santini Teles, explica que a aquisição dos smartphones foi aprovada pelos conselheiros da Subseção como forma de garantir o direito à ampla defesa dos custodiados. “Os celulares irão possibilitar aos advogados da subseção que realizem o exercício da defesa dos direitos de quem for detido, além de facilitar conversas, possibilitando suprir as audiências de custódias através de ligações por vídeos.

A iniciativa surgiu pela demanda de casos e para agilizar o trâmite, evitando que os detentos fiquem muitas horas aguardando na delegacia, o que resulta em aglomerações. Caso o advogado queira atender presencialmente, é possível, mas respeitando as orientações dos órgãos de saúde”, explica a advogada.

A iniciativa foi viabilizada pela OAB Camboriú em colaboração com a Vara Criminal da Comarca. O Fundo de Transações Penais do Fórum de Camboriú subsidiou a aquisição dos chips e planos de internet dos aparelhos, após solicitação da 43ª Subseção. Todo processo de demanda, aquisição e implementação dos aparelhos foi acompanhado e apoiado pela Juíza, Dra. Naiara Brancher.

Um edital foi aberto com ampla divulgação de inscrições para advogados plantonistas e a listagem de profissionais que atuam na área criminal está com o Poder Judiciário para nomeação por meio do cadastro da Assistência Judiciária Gratuita (AJG) do Tribunal de Justiça do Estado.

Geral

Após polêmica, governo pede investigação e suspensão de filme ‘Cuties’ da Netflix

Alegação é de que traz “conteúdo pornográfico envolvendo crianças"

Geral

Interesses ocultos usam meio ambiente para prejudicar país, diz general Heleno

Ministros participam de audiência pública sobre o tema no STF

Geral

Subtenente do Corpo de Bombeiros morre em acidente na BR-282

O homem chegou a ser socorrido, mas morreu no Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba

Geral

Segue alerta para ondas de até 3 metros no Litoral Catarinense

O alerta segue até às 21h desta segunda-feira (21)

Geral

Motorista perde controle do veículo e cai em rio de Nova Trento

Apesar do susto, ele e passageira de 69 anos não se feriram

Mais notícias