keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

O que é o termo ‘novo cangaço’ usado para descrever quadrilhas em SC

Assaltos como o realizado em Criciúma nesta madrugada vêm sendo chamados de "novo cangaço"

e51d3651 907b 4344 8448 725ea84598d9 768x511 1 Visor Notícias

O assalto em Criciúma acontecido na madrugada desta terça-feira (1º) fez surgir na internet e nas redes sociais a busca pelo termo “novo cangaço” – que vem sendo associado à modalidade que inclui assaltos simultâneos e ataques a quartéis realizados por pessoas organizadas e fortemente armadas. A expressão remonta ao cangaço, onda de crimes e violência ocorrida em quase todo o sertão nordestino entre os séculos XVIII e XX.

– Eram grupos de criminosos errantes do sertão nordestino, que iam de povoado em povoado, fazenda em fazenda, realizando assaltos – explica o historiador Fabrízio Franco, pesquisador da criminalidade no período da Primeira República do Brasil. – Eram grupos organizados, preparados e violentos.

O termo “cangaceiro”, aliás, era utilizado desde o final do século XIX para se referir aos camponeses pobres que viviam no nordeste brasileiro, sempre de forma pejorativa: eles eram retratados vestindo roupas de couro e chapéus, e carregando carabinas, espingardas, e as facas longas e estreitas conhecidas como peixeiras. Lampião, nascido Virgulino Ferreira da Silva, foi um dos maiores e mais famosos líderes do cangaço, e sua figura acabou entrando para o imaginário brasileiro.

Assaltos como o realizado em Criciúma nesta madrugada vêm sendo chamados de “novo cangaço” pelas proporções, pela organização e pela forma de atuação dos envolvidos. O fenômeno vem sendo comentado desde 2018, inicialmente em estados do Nordeste; mas no último ano também em São Paulo e no interior dos estados do Sul do Brasil.

– Outra característica importante é que os grupos são errantes – destaca Fabrízio. – Não são da própria cidade: eles invadem a cidade, atacam e fogem em seguida.

– A gente chama de modalidade de “novo cangaço” – confirmou o tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma, em um áudio enviado à imprensa. – Fazem assaltos simultâneos, atacam quartéis, como atacaram o 9º Batalhão.

– A diferença é que o cangaço era uma resposta de um grupo de pessoas pobres, marginalizadas, em uma região de seca e dominada pelo coronelismo – observa Fabrízio. – Os cangaceiros tinham uma coisa meio “Robin Hood”; certo nível de apoio da população mais pobre. Já o novo cangaço parece ser fruto apenas do crime organizado, já que vemos o poder financeiro dos grupos pela qualidade dos carros e armas que usam.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Bombeiros atendem 171 pessoas em 67 cidades durante chuvas em SC

Grande Florianópolis foi a região de SC mais afetada

Segurança

Andarilho sobe em passarela da BR-101 e leva choque em fiação

Bombeiros e PMs resgataram a vítima de cima da estrutura

Segurança

Ladrão leva soco e quase atropela comparsa na fuga

Fato ocorreu na noite desta terça-feira (16), no centro de Penha

Segurança

Homem confessa ter assassinado idoso com facadas e tiros em SC

O corpo da vítima foi descoberto por familiares no último sábado (14)

Segurança

Homem morre e moto pega fogo em acidente na BR-470 em Blumenau

Acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira (17)

Mais notícias