keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Nutricionista recomenda alimentos para amenizar as alergias de inverno

A nutricionista do Fort Atacadista de Chapecó, Letícia Tizziani, recomenda alimentos indispensáveis para amenizar os sintomas de alergia

08 Visor Notícias
Divulgação

O inverno é a estação preferida de milhares de brasileiros, mas é nesse período de frio intenso que as alergias respiratórias se intensificam. O clima seco, as baixas temperaturas, a poeira acumulada em objetos, calçados, roupas e cobertores guardados há muito tempo e a baixa circulação de ar em ambientes fechados estão entre os principais inimigos dos alérgicos. Para combater os problemas de saúde é necessário manter o ambiente limpo e organizado, além de ter alguns cuidados com a alimentação. A nutricionista do Fort Atacadista de Chapecó, Letícia Tizziani, recomenda alimentos indispensáveis para amenizar os sintomas de alergia.

Um dos aliados da saúde é o mel. Possui vitaminas B, C, D e E, potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo e ferro. “Esta é uma dica gostosa de vó. A maioria das idosas recomenda o alimento devido aos costumes antigos e pelas suas propriedades naturais, porque possui efeitos anti-inflamatórios que auxiliam no combate à tosse, alergias e resfriados. Basta comer ou dissolver no chá duas colheres de mel orgânico meia hora antes de dormir e já é possível perceber as diferenças, como sensação de alívio, redução de irritação na garganta e uma noite tranquila de sono”, afirma Letícia.  

O abacaxi também contribui no combate da rinite. De acordo com a nutricionista, a fruta possui bromelina, que alivia a congestão – amenizando os sintomas de dor de cabeça e nariz entupido – e elimina o catarro. “Além de enzima, contém ainda vitamina C e água, essencial para hidratar o corpo. Já nos casos de tosse alérgica, o chá de abacaxi, mel e hortelã é ideal, pois reduz a inflamação e o inchaço na garganta”, complementa.

 Para acrescentar nas principais refeições do dia, especialmente no almoço, os brócolis são uma excelente alternativa. Letícia afirma que são vegetais super nutritivos, ricos em vitaminas A, C, E e K, além de ser fonte de ferro, fibras, potássio, proteínas, cálcio e magnésio. “A inflamação pode ser causada por meio de substâncias liberadas devido ao desequilíbrio da geração de compostos oxidantes e das defesas do organismo. O consumo de brócolis ajuda a combater essa infecção, porque possuem fitonutrientes e antioxidantes, e aumenta a imunidade por apresentar diversos nutrientes”. 

Os peixes também estão na lista dos alimentos aliados da saúde no combate das alergias respiratórias, gripes e resfriados. Entre os benefícios está o ômega 3. “A gordura presente na carne ajuda, especialmente, a amenizar as crises de rinite. Funciona como anti-inflamatório e fortalece o sistema imunológico”, afirma a nutricionista.  

ORIENTAÇÃO MÉDICA

Letícia também alerta sobre a importância de consultar profissionais da saúde. “É necessário marcar consultas de rotina, manter os exames em dia, alinhar uma alimentação equilibrada com o seu nutricionista e entrar em contato com um médico especialista. Todos esses cuidados ajudam a prevenir doenças e evitam que alguns alimentos ou maus hábitos sejam causadores de alergias, infecções e outras patologias em estágios mais graves”. 

SOBRE O FORT ATACADISTA

Criada em 1999, com a abertura de sua primeira unidade na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a rede Fort Atacadista é a bandeira de atacarejo do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil. Com 48 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Distrito Federal, o Fort Atacadista se destaca pelos preços competitivos, pela excelência em produtos perecíveis e pela arquitetura moderna de suas lojas, que oferece layout planejado para facilitar a jornada de compra do cliente, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do grupo.

Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de varejo alimentar, atacado de distribuição, farmácias e um posto de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em www.fortatacadista.com.br e www.grpereira.com.br.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

SC inicia debate sobre programa voltado a pessoas com epidermólise bolhosa

O projeto visa facilitar o atendimento e melhorar a vida de pacientes com a doença rara

Saúde

Santa Catarina recebe R$ 10 milhões para medicamentos no combate à dengue

O repasse será realizado em uma parcela única, com previsão de pagamento nos próximos dias

Saúde

Município de Itajaí registra 10 mortes por dengue e tem mais de 2 mil casos confirmados

Em boletim divulgado nesta quarta-feira (27), a Prefeitura de Itajaí confirmou mais duas mortes em decorrência da dengue em 2024

Saúde

Após tossir por um ano e ter sensação estranha na garganta, mulher descobre diagnóstico alarmante

Uma mulher de 34 anos, enfrentou uma jornada desafiadora desde o momento em que começou a sentir uma “sensação estranha” na garganta

Saúde

Dengue em SC: Estado lança aplicativo para auxiliar na redução de casos graves da doença

Aplicativo permite a identificação do estágio da doença e tratamento de cada paciente através de características, sinais e sintomas