keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Núcleo de Controle de Zoonoses realiza monitoramento de carrapatos

Ação ocorreu na segunda-feira (13) na Avenida Ministro Victor Konder, a Beira-Rio

O Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Itajaí realizou, na segunda-feira (13), uma ação de monitoramento de carrapatos na Avenida Ministro Victor Konder, a Beira-Rio. Em alguns pontos da via, técnicos fizeram o acompanhamento da presença desses animais através da técnica de arrasto de flanela. A ação contou com apoio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina (DIVE-SC).

A avenida é inspecionada anualmente pelo Núcleo de Controle de Zoonoses do município em função da presença de capivaras, que são hospedeiras do carrapato estrela (Amblyomma sculptum). A intenção do monitoramento é investigar possíveis riscos de transmissão da febre maculosa, uma doença infecciosa febril aguda, transmitida através da picada do carrapato contaminado pela bactéria Rickettsia rickettsii. A febre maculosa pode ocasionar febre, dor no corpo, dor de cabeça, náuseas e manchas avermelhadas pelo corpo, principalmente nas regiões de pulsos e tornozelos.

As áreas vistoriadas foram o “Parcão”, devido à circulação de cães, e próximo a Marina Itajaí, local onde as capivaras são observadas com maior frequência. Durante a busca, não foram coletados carrapatos.

“A presença da grama bem roçada, facilitando a infiltração dos raios solares, é um dos motivos dos quais os carrapatos não são encontrados. Além disso, é importante ressaltar que apenas o carrapato infectado pode transmitir a doença”, explica o técnico do Núcleo de Controle de Zoonoses, Lúcio Vieira.

Apesar disso, Vieira salienta que a população precisa tomar alguns cuidados para evitar a proliferação de carrapatos. Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com o Núcleo para obter orientações e esclarecimentos: (47) 3349-5571.

Como se prevenir?

-Evite caminhar em áreas infestadas por carrapatos no meio rural e silvestre;
-Quando for necessário caminhar por essas áreas infestadas, vistorie o corpo em busca de carrapatos em intervalos de 3 horas, pois quanto mais rápido for retirado, menores serão os riscos de contrair alguma doença;
-Não esmague (comprimir) os carrapatos com as unhas, pois isso pode liberar bactérias que têm capacidade de penetrar através de lesões na pele;
-Apare o gramado o mais rente ao solo, facilitando, assim, a penetração dos raios solares;
Use carrapaticidas nos animais domésticos (cão e gato) e nos animais de criação (bovinos e equinos);
-Cães da cidade que vão ao campo são mais susceptíveis à doença – tratá-lo com produto carrapaticida quando voltar para casa.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Ciclone: Itapema suspende aulas, atendimento em Posto de Saúde, Mirante e Sine

Até o momento algumas ruas registram alagamentos, queda de barreiras e árvores

Cidades

Alunos da APAE de Balneário Camboriú recebem oficinas de artes visuais

As atividades de formação contribuem para o desenvolvimento dos alunos artistas que vão produzir as ilustrações da segunda edição do livro Histórias Especiais

Cidades

Itajaí inicia obras de R$17 milhões que deve pavimentar 40 ruas da cidade

A grande operação vai contemplar com melhorias ruas de diversos bairros da cidade

Cidades

Observadores de aves se reuniram em Itapema neste final de semana

Os observadores participaram de saídas de campo para a prática no Sertão do Trombudo e Praia Grossa no sábado (06/08) e aves marinhas no domingo (07/08)

Cidades

Alargamento da praia de Itapema é aprovado pela Câmara

O maior destaque da Operação Meia Praia é o projeto de alargamento da faixa de areia deste bairro

Mais notícias

Segurança

Trio que assassinou idoso durante roubo é preso em Joinville

Nesta quarta-feira, foram cumpridas as três prisões e quatro mandados de busca nas cidades de Joinville e São Francisco do Sul

Tempo

Piçarras registra em torno de 100 casas destelhadas por conta do ciclone

Prefeitura ativou abrigo no ginásio de esportes do centro