keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Núcleo de Atendimento à Mulher já encaminhou 277 inquéritos por violência doméstica em Camboriú

Outros 79 inquéritos e 81 medidas protetivas foram instauradas pelo Núcleo criado em março deste ano. Delegadas explicam como funciona o processo a partir da denúncia 

Núcleo de Atendimento à Mulher já encaminhou 277 inquéritos por violência doméstica em Camboriú

Outros 79 inquéritos e 81 medidas protetivas foram instauradas pelo Núcleo criado em março deste ano. Delegadas explicam como funciona o processo a partir da denúncia 
 
Em apenas cinco meses à disposição das mulheres de Camboriú, o Núcleo de Atendimento à Mulher da Delegacia de Polícia Civil já encaminhou 277 inquéritos policiais por violência doméstica, instaurou outros 79 e solicitou 81 medidas protetivas. Dentre os crimes apurados pelo serviço estão difamação, lesões corporais, injúria, danos, calúnia, ameaças, estupros de vulnerável, entre outros. Criado no início de março, o núcleo conta com duas delegadas, três escrivãs e um psicólogo.
 
Segundo Gisele Cristiane Costa Lima, uma das delegadas responsáveis pelo trabalho, com a criação do serviço estruturou-se um atendimento que vai desde o registro do boletim de ocorrência até o direcionamento de inquéritos ao Poder Judiciário. “A mulher que procurar o núcleo será atendida em local isolado e registrará ocorrência sem a presença de terceiros. Dependendo do caso, já é realizado o acompanhamento com psicólogo. Se for necessário requerer medidas protetivas, encaminhamos o ocorrido ao Fórum para que o juiz conceda à vítima a proteção de integridade física da mulher”, pontua.
 
Um espaço de recreação foi estruturado para crianças que acompanharem as mães até a delegacia. A brinquedoteca conta com jogos de tabuleiros e placas com informações para educação no trânsito para entretê-las e evitar que entrem em contato com fatos negativos. Mauricio Pretto, titular da Delegacia do município, acredita que o espaço também proporciona o conforto em situações nas quais as crianças são as próprias vítimas.
 
“Quando falamos de Delegacia, as crianças ficam receosas ao chegar aqui. Desta forma, tomamos atitude de fazer algo diferente para agradá-las com nosso serviço psicossocial. A brinquedoteca é um espaço colorido e alegre, onde as crianças poderão soltar a sua imaginação e exercer o livre direito de brincar e agir, além de contribuir para o processo de socialização, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas com outras crianças”, enfatiza Pretto.
 
Mulheres que estiverem em situação de violência podem realizar denúncias pelos números 180 e 190 e devem procurar o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, do meio dia às 19 horas, na sede da Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Camboriú, localizada na R. São Paulo, s/n, no bairro Santa Regina – ao lado do Corpo de Bombeiros.  

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Educação

Programa Pé-de-Meia libera 2ª parcela para nascidos em janeiro e fevereiro

A iniciativa tem como objetivo apoiar estudantes de 14 a 24 anos, de baixa renda

Segurança

Homem é preso ao atirar com rifle em vizinhos que queimavam lixo em Blumenau

O caso ocorreu na noite desta quarta-feira (24), no bairro Fortaleza Alta