keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Novo sistema de abastecimento de Bombinhas terá equipamento para prevenir rompimentos

Os reservatórios irão proteger a adutora e evitar possíveis rompimentos. Até o momento, cerca de 19Km de adutora já foram instalados

A concessionária Águas de Bombinhas informou que o novo sistema de abastecimento terá equipamentos de segurança que evitarão rompimentos da adutora. Nesta semana as equipes receberam o primeiro RHO – o Reservatório Hidropneumático – que tem a função de prevenir possíveis rompimentos da adutora.

O equipamento, que pesa cerca de três toneladas, será instalado no booster – na base do morro de Zimbros – e também na captação de água bruta, no rio Tijucas. Conforme explica o engenheiro Marco Tulio Farias Filho, quando ocorre uma falha de energia, por exemplo, a bomba que pressuriza a água para de funcionar. Quando o sistema retorna ao normal, a água e o ar podem causar um efeito de golpe na adutora, ocorrendo os rompimentos.

“Este reservatório é uma garantia para que o efeito de golpe seja minimizado, beneficiando a adutora e prevenindo diversos problemas no sistema”, comenta ele.

Enquanto as obras na Estação de Tratamento continuam em ritmo acelerado, diversas frentes também avançam em Tijucas e Porto Belo. Atualmente, cerca de 19 quilômetros da adutora já foram concluídos. A obra tornará Bombinhas 100% independente em recursos hídricos e vai modificar para sempre a realidade da região. 

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Sinduscon de Itapema doa duas TVs para a Apae

O sindicato fez a doação de duas Smart TVs de 40 polegadas, em substituição aos dois aparelhos de TV furtados da instituição recentemente

Cidades

São José realiza 1º Seminário de Meio Ambiente

O 1º Seminário de Meio Ambiente de São José será transmitido ao vivo no canal da Prefeitura de São José no Youtube

Cidades

Bisneto de Nelson Mandela se torna voluntário durante passagem por Florianópolis

Siyabuela Mandela visitou o projeto Bairro Educador e cortou o cabelo na Passarela da Cidadania.

Cidades

Itajaí entrega mais de 100 computadores para laboratórios de informática da Rede Municipal

Ato simbólico ocorreu nesta quarta-feira (25) na Escola Professora Maria Rosa Heleno Schulte, no Espinheiros

Cidades

Duas adolescentes e uma jovem são resgatadas de cárcere privado em SC, diz PM

Elas teriam sido obrigadas a se prostituírem e ameaçadas de morte com uso de arma de fogo

Mais notícias

Geral

Fortes chuvas e deslizamentos no Pernambuco deixam 33 mortos

Previsão é de que continue a chover forte de hoje para amanhã nos estados de Alagoas, Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte

Mundo

Rússia testa míssil de cruzeiro hipersônico no mar e Putin diz que arma é ‘invencível’

Armas hipersônicas podem viajar a nove vezes a velocidade do som